Iapar orienta agricultores sobre fungicida no milho
O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) promove entre hoje (4) e quinta-feira (6), em diversas cidades do Paraná, a Rodada Técnica de Fungicidas em Milho. O evento vai reunir parceiros do instituto, como agricultores que produzem sementes com as variedades da instituição, técnicos de cooperativas e extensionistas da Emater para um treinamento.
Na terça-feira a rodada consiste em uma parte teórica com pesquisadores do Iapar, Embrapa Milho e Sorgo e da UEL (Universidade Estadual de Londrina), na sede do Iapar em Londrina. Para amanhã estão previstas atividades de campo também em Londrina. E na quinta a atividade de campo acontecerá em Cafelândia, Marechal Cândido Rondon e Santa Tereza do Oeste.
Segundo o pesquisador Adriano Custódio, o principal objetivo é fornecer informações técnicas e científicas da eficiência, impacto produtivo e uso racional de fungicidas pelo setor produtivo, visando o controle de doenças foliares do milho.
Ainda de acordo com ele, a proposta é melhorar o manejo de doenças com o propósito de reduzir danos à produtividade e melhorar a qualidade dos grãos."Vamos abordar diversos aspectos relacionados ao manejo integrado de doenças pensando sempre no uso racional e adequado dos fungicidas", salienta Custódio.
O pesquisador ressalta que o foco da rodada é sobre o milho segunda safra, plantado e colhido no período do outono-inverno. De acordo com Custódio, a segunda safra de milho é a mais expressiva no Paraná e por isso precisa de uma atenção especial da pesquisa pública realizada pelo Iapar. (Foto: Carina Ribeiro/Copagril)