Câmara de Cascavel reduz gastos com a folha salarial
A pressão dos cascavelenses fez com que a Câmara de Cascavel reduzisse consideravelmente os gastos com a folha salarial. As medidas que levaram a esse resultado começaram há nove anos, quando uma resolução aprovada pela totalidade dos vereadores da época enxugou substancialmente o número de funcionários da Casa. À época, 56 servidores foram exonerados e o número de cargos em comissão, que chegou a 159, caiu para 79.
Outras medidas adotadas na sequência, como a extinção de mais 20% dos cargos comissionados em 2015, culminaram, no primeiro quadrimestre deste ano, com um gasto de 2,17% do orçamento com salários. Ainda assim, a Câmara tem para todo o ano de 2019 um orçamento de R$ 27.626 milhões, conforme dados que serão apresentados nesta quarta-feira (29), às 14h30, durante audiência pública de prestação de contas dos poderes Legislativo e Executivo.
QUALIFICAÇÃO
Atualmente com 72 servidores concursados, grande parte deles convocados a partir de 2013, quando teve início um processo de profissionalização das funções administrativas e de assessoria técnica, a Câmara promoveu no ano passado um estudo para revisar o Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores de forma a incentivar a excelência no serviço público através de progressão na carreira concedida a cada cinco anos e progressão por mérito, com avaliações de desempenho todo ano nas quais os servidores precisam tirar pelo menos 80% de nota. No quadro atual há seis mestres, 23 servidores com pelo menos uma especialização e outros 13 com graduação.
?Vale lembrar que a Câmara tem aprovado todas as suas contas sem ressalvas no Tribunal de Contas do Paraná nos últimos anos, resultado possível graças à especialização e responsabilidade dos servidores envolvidos na gestão?, destaca o presidente Alécio Espínola. (Foto: Flávio Ulsenheimer)