Cascavel vai sediar a 1ª corrida de drones do País
Um esporte, que começa a se espalhar pelo Brasil, ganhará os holofotes do Centro Universitário FAG. Antenada com as novidades e pensando em proporcionar um evento cheio de adrenalina ao público de Cascavel e região, a instituição sediará no dia 29 de junho a Drone Racing Series - corrida de drones. O evento será realizado no Complexo Esportivo do Campus e contará com uma série de atrações paralelas.
A parceria para realização do evento foi fechada entre o Centro FAG, o Grupo Catve de Comunicação e Icarus, empresa brasileira pioneira na utilização de tecnologia baseada em UAVS (Drones). O evento fará parte do calendário nacional de corridas, sendo a primeira do Brasil. Trinta pilotos de drones, de várias partes do país, estarão em Cascavel para a etapa classificatória.
Semelhante às corridas aéreas, o objetivo é completar um percurso definido o mais rápido possível. Com drones de corrida personalizados que viajam a mais de 160 km/h, os pilotos competem através dos circuitos reais, que lembram o cenário de um videogame.
Os pilotos vão competir no sistema em que controlam drones equipados com câmeras que exibem ao vivo as imagens captadas durante o voo no cockpit do drone. Esta técnica é conhecida como visão em primeira pessoa, ou FPV (First Person View). Eles participarão de diversas baterias."Em países como os Estados Unidos, as corridas de drones estão virando esporte e tem diversos campeonatos oficiais. Um dos torneios norte-americanos possui premiações de até 50 mil dólares?, detalha o CEO da Icarus, Fernando Delicato.
A corrida de drones surgiu como brincadeira nos Estados Unidos. Os primeiros usuários foram os fazendeiros, que faziam as competições em meio às lavouras."É considerado o segundo esporte que mais cresce no mundo", reforça Fernando. Para deixar o percurso ainda mais emocionante, diversos obstáculos serão impostos: subida, curva em 90 graus, velocidade.
Para que o esporte se fortaleça, os eventos têm um importante papel."Os eventos são desenvolvidos para incentivar novos pilotos, treinar os que já são, proporcionar lazer e também ajudar na divulgação do esporte?, complementa Fernando."O evento não tem apenas caráter de entretenimento, ele marca o início de uma nova era no Centro FAG, com inserção imediata de ferramentas tecnológicas que ajudam a construir o futuro nas mais diversas áreas. Drones hoje têm infinitas aplicações, e o Centro FAG vai passar a oferecer para graduação e pós-graduação treinamentos e capacitações para todas elas - Agronomia, Arquitetura, Audiovisual, Mapeamento, Ciência Aeroespacial, etc?, explica Mark Reginatto, Diretor de Criação da House FAG.
No evento, haverá um Espaço Kids com brincadeiras utilizando drones, palestras e oficinas de montagem de drones, jogos eletrônicos de última geração e simuladores de corrida de drones, cosplay, praça de alimentação e muito mais.