Roman abre mão do plano de aposentadoria do Congresso
O deputado federal Evandro Roman foi um dos primeiros a abrir mão da chamada"aposentadoria especial"da Câmara dos Deputados, antes da votação da reforma da Previdência."Entendo que a reforma deve começar de cima para baixo e, nós, políticos, precisamos dar o exemplo, abrindo mão dos chamados privilégios. Para votar uma proposta de reforma preciso demonstrar que acredito no que estou votando?, justificou.
Na verdade, o que convencionalmente chama-se de"aposentadoria especial"é um plano de aposentadoria privada do Congresso pelo qual os deputados recolhem R$ 3.713,00 mensalmente e só se aposentam após atingir a idade de 60 anos e 30 de contribuição."Aquela história de deputado se aposentar com um ou dois mandatos não existe mais. Isso acabou com a Constituição de 88?, explica.
Em entrevista à jornalista Laís Layni no programa Papo Reto da Catve, Roman declarou que paga um plano privado de previdência desde os 29 anos, quando começou a carreira como professor e árbitro de futebol. Ele também fez críticas ao excesso de fake news que proliferam sem controle nas redes sociais, fazendo menção ao banner com a foto de deputados que supostamente não teriam aberto mão de suas aposentadorias no Congresso."Minha foto estava lá, assim como dos deputados Aliel Machado, de Ponta Grossa e Vermelho, de Foz do Iguaçu, que também abriram mão. Então, para muita gente mal informada, fica valendo a mentira fabricada pelas fake news?.
PROPOSTA ALTERNATIVA
Para o deputado cascavelense, deve prosperar no Congresso a proposta alternativa apresentada na Câmara dos Deputados, que mantém o escopo da proposta enviada pelo Executivo, mas corrige alguns pontos como do Benefício da Prestação Continuada (BPC) e das mulheres trabalhadoras rurais."A sociedade entende isso. Uma mulher urbana chega aos 60 anos muito bem e expectativa de vida acima dos 80 anos, enquanto uma trabalhadora rural não tem essa expectativa, pois na agricultura familiar trabalha desde criança na lida do campo?, enfatiza. (Foto: Divulgação)