Na rota do tráfico
Nem só do embarque de carne, soja, automóveis e outros produtos paranaenses vive o Porto de Paranaguá, o segundo maior terminal marítimo do Brasil. Balanço da Receita Federal aponta para a apreensão de nada menos que 6 toneladas de cocaína apenas nos primeiros quatro meses e meio deste ano, o que demonstra não só o atrevimento cada dia maior do crime organizado, mas também a falta de uma política efetiva de combate a essa prática, pois a quantidade apreendida durante todo o ano passado foi consideravelmente menor, não chegando a 5 toneladas. A Receita estima que em 95% dos casos a droga é embarcada sem o conhecimento do proprietário do contêiner, tampouco da direção do porto, apenas de caminhoneiros e funcionários do próprio terminal cooptados pelas quadrilhas. Isso reforça a tese do agora ministro Sérgio Moro sobre a necessidade de o País investir pesado em segurança pública na área de fronteira.
Baixo Iguaçu
O que o Alerta Paraná adiantou ontem foi confirmado hoje pelo Palácio Iguaçu. Jair Bolsonaro e Ratinho Junior desembarcarão no início da tarde de quinta-feira (23) em Cascavel para inaugurar a Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, que demandou um investimento de R$ 2,4 bilhões. O ato está marcado para as 14 horas, em Capanema.
Novas regras...
Os vereadores de Cascavel aprovaram projeto nesta segunda-feira definindo novos critérios para a implantação de condomínios de lotes na cidade. Essa era uma necessidade que já havia completado muitos aniversários, pois vários loteamentos atuais foram criados sem o devido cuidado.
...para loteamentos
De autoria do Executivo, a proposta foi modificada para obrigar a destinação de 15% da área loteada (mesmo em casos de divisão de condomínios já existentes) para construção de instalações comunitárias e espaços de infraestrutura urbana destinados aos serviços públicos de educação, saúde, cultura, assistência social, esportes, lazer e segurança pública, por exemplo. A emenda foi apresentada pelos vereadores Policial Madril, Mauro Seibert, Fernando Hallberg, Pedro Sampaio, Celso Dal Molin e Jorge Bocasanta.
Homenagens mil
Se homenagear pessoas fosse papel primordial de um legislador municipal, Sebastião Madril seria disparadamente o melhor vereador da atual legislatura em Cascavel. Não por isso, mas pela necessidade de evitar banalização, a Câmara aprovou hoje um pedido de adiamento por 15 sessões de um projeto de Madril outorgando o Título de Honra ao Mérito ao desembargador do TJ-PR José Laurindo de Souza Netto, que em sua carreira na magistratura jamais atuou em uma Comarca do Oeste paranaense.
Haja fôlego!
Os vereadores de Toledo jamais trabalharam tanto. Além das sessões ordinárias, eles terão que participar de nada menos que cinco audiências públicas até o fim deste mês. Duas serão nesta semana: uma amanhã (21), sobre o atendimento de urgência e emergência na rede municipal de saúde, e outra na quinta-feira (23), sobre projeto que proíbe a distribuição de canudos plásticos em restaurantes da cidade. As outras três serão nos dias 24, sobre agendamento telefônico de consultas médicas para idosos e deficientes; 29, sobre o compartilhamento de veículos no transporte individual de passageiros, e 31, sobre prestação de contas da rede municipal de educação.
* Pílulas
* Depois de vários ensaios, parece que desta vez Rubens Griep vai mesmo deixar o comando da Secretaria de Saúde de Cascavel. * Leonaldo Paranhos confirmou na manhã desta segunda-feira (20) que já estuda um novo nome para colocar na direção dessa importante pasta da administração municipal. * "Já é a quarta quinta vez que ele pede pra sair. Ele se dedica, é acadêmico, professor, tem a vida pessoal dele, e eu tenho que entender isso", declarou o prefeito em entrevista à Catve. * A revelação de que Luiz Inácio Lula da Silva está apaixonado e pretende se casar novamente esclareceu só agora o motivo de insistentes pedidos de informação de Luiz Carlos Hauly. * O deputado havia solicitado diversas vezes um relatório da Itaipu sobre "despesas com telefonia celular, diárias de viagem e emissão de bilhetes de passagens em relação à funcionária Rosângela Silva até janeiro de 2006", mas nunca foi respondido. * Rosângela, ou Janja para os mais íntimos, é a servidora da Binacional com quem o ex-presidente pretende "juntar os trapos"assim que sair da prisão.