Projeto de reciclagem de Palotina é selecionado entre 12 do País todo
Mais de 450 domicílios e 20 instituições de ensino do município de Palotina deverão ser atingidos por um projeto da UFPR (Universidade Federal do Paraná) que propõe mobilizar a comunidade de 17 bairros para a segregação de resíduos sólidos.
Desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, o projeto "Palotina recicla o orgânico!" é o único do Paraná contemplado por um edital do Ministério do Meio Ambiente que selecionou, ao todo, projetos de 12 cidades brasileiras. A proposta aprovada para Palotina é promover a separação dos resíduos em três frações: recicláveis, orgânicos e rejeitos.
A expectativa é que mais de 1,7 mil pessoas participem diretamente do projeto e mais de 3,4 mil indiretamente. O Setor Palotina UFPR é responsável pela implementação da metodologia, apoio técnico, atividades de pesquisa e extensão, além da divulgação e popularização da ciência e tecnologia.
Para cada tipo de fração, será indicado um coletor diferente. O projeto vai incentivar a implementação de composteiras caseiras nos domicílios e comunitárias em instituições públicas e privadas.
"A proposta também se configura como um convite à população para colaborar na construção de políticas públicas para a gestão de resíduos orgânicos", afirma a coordenadora do projeto de extensão e professora do Departamento de Biodiversidade do Setor Palotina UFPR, Valéria Ghisloti Iarede.
APOIO FINANCEIRO
A iniciativa de Palotina foi contemplada com mais de R$ 698 mil para o seu desenvolvimento. "Esse edital veio contribuir muito para as ações ambientais que já haviam sido iniciadas, visando tornar o Setor Palotina cada vez mais exemplo em sustentabilidade. Enquanto universidade pública, cumpriremos o nosso papel de formadores e fomentadores de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social", destaca a docente Yara Moretto, vice-diretora do Setor Palotina e vice-coordenadora do projeto.