Câmara: servidores terão folga para cuidar da saúde
Dentro da proposta da gestão Alécio Espínola de valorizar os funcionários da Câmara de Cascavel, os vereadores aprovaram projeto de resolução assegurando a cada servidor o direito de ausentar-se do trabalho por até três dias por ano, sem prejuízo de salário, para realizar exames preventivos de câncer.
A medida está fundamentada em estudos indicando que o número de casos de câncer deve crescer 78% na próxima década, com cerca de 600 mil novos registros por ano no Brasil. Com o diagnóstico precoce, 90% dos quadros chegam à remissão, com baixo custo e sem mutilação.
A mesa diretora da Câmara propôs a medida em razão de uma inovação trazida com a vigência da Lei Federal nº 13.767/2018, que acrescentou o inciso Xll ao artigo 473, prevendo esse prazo para realização de exames preventivos, desde que seja feita a devida comprovação.
"Precisamos fazer valer o princípio constitucional da igualdade e com a resolução aprovada asseguramos aos servidores públicos os mesmos direitos dos trabalhadores da iniciativa privada", disse Espínola, presidente da Câmara. Os vereadores Parra, Valdecir Alcântara, Cabral e Paulo Porto, que também integram a mesa diretora, destacam ainda que a identificação precoce de doenças garante o sucesso do tratamento e representa uma economia substancial aos cofres públicos. (Foto: Fábio Ulsenheimer)