Governo vai financiar compra de moto por agricultor familiar
A partir de 1° de julho próximo, agricultores familiares de todo o País terão financiamento facilitado para comprar motocicletas, com base em acordo de cooperação técnica para o crédito assinado hoje, em São Paulo, entre o governo federal e a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).
Segundo Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, o uso mais comum da motocicleta, na lavoura, é na substituição da tração animal. Ela é empregada em aragem, inspeção, pulverização, transporte de ração, água, sementes e distribuição de adubo. E os quadriciclos têm papel importante no apoio ao transporte de máquinas agrícolas para pulverização ou no carregamento da colheita e semeadura, com a vantagem de ter alta capacidade de tração.
O secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Jefferson Coriteac, informou que a linha de crédito para motocicletas ficará em vigor até o dia 31 de dezembro de 2021. "São motos adaptadas para o manuseio na área rural, tocar o gado, fazer outras atividades", afirmou ele, pontuando o cuidado para que o programa não seja desvirtuado.
O financiamento será por até 10 anos, com carência de três anos e taxas de juros que variam de 2,5% a 5,5% ao ano.