Contorno de Cascavel deve ser transferido para a União
O Paraná terá 4,1 mil quilômetros de rodovias estaduais dentro do novo pacote de concessões que o governo federal deve lançar até 2021. Além dos 2.500 quilômetros atuais do Anel de Integração, a União vai licitar a concessão da PR 323, no Noroeste do Estado, da PR 280, no Sudoeste, e da PR 092, no Norte Pioneiro, além da BR-153, conhecida como Transbrasiliana, bem como os contornos de Cascavel (as obras que faltam para tirar o tráfego pesado do meio da cidade, pois o Contorno Oeste já é de responsabilidade do Dnit), Londrina e Ponta Grossa.
A inclusão de rodovias estaduais no programa federal foi um pedido do Governo do Paraná."Herdamos uma malha rodoviária estragada. Faremos agora um redesenho das concessões do Estado. Vamos sair de 2,6 mil quilômetros para 4,1 mil quilômetros de rodovias concessionadas", disse o governador Ratinho Junior."É mais um passo para fazer do Paraná o hub logístico da América do Sul", acrescentou.
O governador reforçou que o objetivo do Estado é criar corredores de transportes e de escoamento de produção que contribuam para ampliar a competitividade do Paraná."É algo planejado", sustentou Ratinho Junior."Será uma licitação transparente, na Bolsa de Valores, para que qualquer investidor do mundo possa participar", completou.
O PROGRAMA
O novo programa de concessões rodoviárias passará a funcionar seguindo a lógica dos pedágios federais que já funcionam no Estado e unindo corredores em formato de mosaico. Entre as ligações, destaque para o elo Guaíra-União da Vitória e o reforço na ligação com São Paulo pelo Norte Pioneiro.
Outros pontos importantes da lista de concessões são as modernizações da PR-323, entre Maringá e Guaíra, uma demanda antiga do setor produtivo do Estado, e da PR-280, que corta o Sudoeste e é uma ligação muito usada no transporte entre o Brasil e a Argentina.
"Será um novo leilão, com a inclusão de rodovias importantes como a 092, a 323 e a 280. Haverá investimentos com o compromisso de redução de mais de 50% do valor da tarifa, para favorecer o usuário", explicou o secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex."Esperamos que esse leilão, que está sendo chamado de superleilão do Brasil, saia até o meio do ano que vem", acrescentou.
As empresas que vencerem o processo assumirão os trechos atualmente administrados pelas concessionárias Ecovia, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, Econorte, Viapar e Rodonorte. Pelo contrato atual, assinado em 1997, as concessões acabam em novembro de 2021. (Foto: Arquivo)