Fórum dissemina projetos de empreendedorismo na escola
Trabalhar com os recursos existentes e, a partir disso, gerar resultados inovadores. É com este objetivo que professores e diretores de escolas da região Oeste paranaense têm trabalhado com a Educação Empreendedora em sala de aula.
A metodologia, desenvolvida pelo Sebrae/PR e difundida por meio de treinamentos e capacitações, é aplicada em 33 cidades da região e gera resultados significativos que mudam não só a relação entre professor, aluno e sala de aula, mas também o conteúdo da educação.
Por este motivo, alguns dos principais projetos desenvolvidos na região foram destaque durante o Fórum de Educação 4.0, realizado durante a Technovação 2019, em Cascavel."A cocriação do conhecimento e a aprendizagem por meio de projetos colaborativos está cada vez mais presente em sala de aula e vem suprir a demanda do estudante de aplicar o que aprende em algo que faz sentido para a sua vida. Por isso, aliar a tecnologia e a inovação à educação é fundamental para facilitar o acesso e melhorar o processo de ensino-aprendizagem?, observou a consultora do Sebrae/PR, Nara Pich.
Um dos destaques foi a palestra de Francisco Velasquez, diretor da escola de formação de professores do Rio de Janeiro e membro da rede Conectando Saberes. Além de abordar a importância da aprendizagem ativa, ele incentivou os profissionais da educação a buscarem não apenas recursos, mas formular projetos que envolvam os alunos.
?Muitos profissionais pensam que para inovar é preciso ter muita tecnologia e recursos em larga escala para a realização de projetos. Porém, para inovar é preciso fazer um link que vai além de tecnologia e recursos - é preciso integrar o que já se tem dentro da sala e a vontade que cada aluno carrega dentro de si para fazer algo diferente na escola?, enfatizou. (Foto: Divulgação MEC)