Falta água em Medianeira. Problema? Não, solução
Vários bairros de Medianeira passarão a maior parte desta quinta-feira (9) sem acesso à água tratada da Sanepar. O desabastecimento deve durar cerca de oito horas e está longe de ser um problema, bem pelo contrário. É que o fornecimento foi interrompido para assentar cerca de 700 metros de tubulação de grande porte para fazer a conexão da adutora entre a estação de transbordo e o reservatório do Jardim Belo Horizonte.
A interligação faz parte de um conjunto de obras que vão aumentar em 100 mil litros por hora o volume de água tratada disponibilizada para os moradores da cidade. Para colocar em operação esse sistema, foram perfurados dois poços tubulares profundos, um com vazão de 65 metros cúbicos por hora e outro com 35 metros cúbicos por hora, além de uma casa de química. Mais de 2 quilômetros de adutoras (tubulação de maior porte) foram assentadas para conectar os poços a uma estação elevatória (unidade de transbordo) e, desta estação, até o reservatório de água tratada para finalizar a distribuição da água para as casas.
O investimento é de R$ 2,13 milhões e, segundo o gerente regional da Sanepar Nilton Perez, foi necessário para atender o crescimento da demanda causado pelo aumento da população de Medianeira."A Sanepar tem compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da cidade, que inclui garantir o fornecimento adequado de água tratada e de qualidade?, afirma.
A construção da estação elevatória é a etapa mais complexa da obra, pois envolveu detonação de rocha. O conjunto de bombas da estação elevatória terá capacidade para transportar a água captada nos dois poços e deve ficar pronto até julho deste ano. (Foto: Divulgação Sanepar)