Areac debate cultivo de produtos orgânicos
Os produtos orgânicos e as demandas da sociedade, princípios, legislação, gargalos e assistência técnica são os principais tópicos a serem abordados na tarde desta quarta-feira (8) na Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), promotora do evento ao lado do Instituto Emater e apoio institucional do Sindicato Rural Patronal e Centro Universitário FAG.
A palestrante, engenheira agrônoma Márcia Vargas Toledo, do Instituto Emater de Marechal Cândido Rondon, estará em Cascavel para apresentar um perfil da atividade na região Oeste e no Paraná."Vamos contextualizar sobre os processos de conversão, por onde começar até chegar à certificação, legislação vigente e os principais gargalos da produção orgânica no Paraná?, adianta ela. No Paraná, são 2.600 certificados e integrantes da Rede Ecovida. Os números da região serão apresentados pela profissional durante a palestra.
A exploração de produtos orgânicos no Paraná teve início na década de 1970 e na região hoje, teve um boom em 2003, com a implantação do programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, em vários municípios. Márcia Toledo apresentará também alguns gargalos da atividade, como o baixo conhecimento técnico dos produtores e a expansão da monocultura (soja)."Um dos pilares da agroecologia é a biodiversidade?, acrescenta Márcia Toledo. A palestra ocorrerá das 14h às 16h30, na Areac. (Foto: Arquivo)