Dia D contra a gripe mobiliza País inteiro
Unidades de saúde em todo o Brasil estarão abertas neste sábado (4) para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O objetivo é garantir a imunização dos grupos prioritários - basta procurar a unidade mais próxima de casa para receber a vacina gratuitamente.
No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde distribuiu as doses e os municípios usarão diferentes estratégias para atrair essas pessoas. Fazem parte dos grupos prioritários crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas, professores, idosos, a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
?O Paraná está mobilizado na campanha nacional desde o dia 10 de abril, e neste sábado vamos fazer esta grande ação a favor da saúde, imunizando o maior número possível de paranaenses?, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.
De acordo com ele, as 22 Regionais de Saúde do Estado e todos os municípios estão envolvidos."Fazemos aqui um chamado para que a população busque a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber a dose. É um ato de respeito à vida, de carinho familiar e de amor ao próximo?, afirmou.
Desde 10 abril, quando começou a campanha, o Paraná já vacinou 1.277 pessoas, mas esse montante representa apenas 38,09% do público-alvo."A expectativa é que o Dia D aumente esta porcentagem com o máximo de pessoas vacinadas?, disse a enfermeira da Vigilância do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde do Paraná, Vera Rita da Maia.
Entre os grupos prioritários, registram maior procura pela imunização os idosos, com 68,44% do público já vacinado, os indígenas, com 66,9%, e as puérperas, com 65%.
EM CASCAVEL
Em Cascavel, todas as unidades de saúde (com exceção das do Colmeia e do Floresta, que estão em obras) ficarão abertas das 8 horas às 17 horas para a vacinação das pessoas que pertencem aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, sem fechamento no horário de almoço.
Além das unidades, pessoas a partir de 14 anos completos que integram os grupos prioritários podem receber a dose da vacina contra a gripe também no Cedip - localizado na Rua Cuiabá, 2340, esquina com a Rua Carlos de Carvalho, no Bairro Parque São Paulo - ou na Sala da Vacinas do PMI (Programa Municipal de Imunização) que fica na Rua Presidente Kennedy, 2546, no Bairro Coqueiral (atrás da Floricultura Catarinense). Ao todo, serão 45 pontos de atendimento abertos neste sábado (4) em nossa cidade.
"Todas as pessoas que estiverem na unidade às 17 horas serão acolhidas e atendidas, com senhas. Reforçamos que no Cedip e no PMI atendemos apenas pessoas a partir de 14 anos, porque não temos uma sala preparada para o atendimento de crianças", detalha a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cristina Carnaval, ressaltando que a cidade já alcançou 61,53% de cobertura vacinal desde o início da campanha. (Foto: Jaelson Lucas/AENPR)