Maio Amarelo previne contra perigos do trânsito
Foi lançado hoje no Paraná o Movimento Maio Amarelo 2019, uma ação mundial para mobilizar e conscientizar a população, setores públicos e privados e sociedade civil na luta pela redução dos acidentes no trânsito e por novas formas de mobilidade urbana.
A Secretaria da Saúde do Paraná participa do movimento por meio do PVT (Programa Vida no Trânsito), que está trabalhando o tema"Ágil, porém frágil"nas 12 principais cidades do Estado: Curitiba, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa e Toledo.
CASCAVEL
Em Cascavel, a campanha é desenvolvida pela Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) e parceiros. Durante o mês todo serão realizadas várias ações em vias públicas, palestras, atividades em instituições escolares e também apresentações teatrais, entre outras, trabalhando o tema em todas as faixas etárias.
?Temos buscado melhorar nossos índices, com a redução de acidentes e óbitos. Queremos um trânsito mais humanizado. O Governo Municipal tem investido muito em segurança para melhorar a convivência no trânsito da nossa cidade. Esse é nosso objetivo?, disse o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, lembrando que a cidade participa do Maio Amarelo desde 2014.
A coordenadora de Educação e Trânsito da Cettrans, Luciane Moura, destacou que o diferencial da campanha este ano é o trabalho com os pedestres e passageiros nos terminais de transbordo, quanto a filas e ao respeito dentro dos terminais. "O pedestre é a parte mais frágil do trânsito. E a conscientização ainda é a melhor forma de prevenção, de proteção", destacou.
O major Amarildo Ribeiro, do Corpo de Bombeiros e coordenador do Cotrans (Comitê de Trânsito de Cascavel), também destacou a importância de se respeitar as leis de trânsito durante todo o ano."Mas, aproveitamos o mês de maio e a semana nacional do trânsito para intensificar as ações e envolver toda a comunidade, porque só mudaremos o panorama atual se todos se envolverem?, declarou, ressaltando que o número de óbitos no trânsito cascavelense caiu de 123 em 2012 para 46 no ano passado graças a ações como essa.
Representando a Câmara no lançamento da campanha, o vereador Policial Madril destacou a dificuldade que os órgãos de trânsito enfrentam no dia-a-dia para fazer cumprir a legislação e a necessidade de intensificar as campanhas de conscientização entre os condutores e pedestres. (Foto: Secom)