Novos CMEIs vão abrir 386 vagas para educação infantil
Moradores, educadores e representantes políticos das regiões Oeste e Sul de Cascavel participaram nesta quinta-feira (2), no salão de atos da Prefeitura, da cerimônia em que o prefeito Leonaldo Paranhos autorizou a licitação para construção dos CMEIs do Bairro Maria Luiza e do Loteamento Siena, no Jardim Esmeralda.
Juntas, as duas unidades vão custar pouco mais de R$ 7,2 milhões e abrir 386 novas vagas para a educação infantil. A viabilização deu-se com recursos do PAC 2/FNDE oriundos de emendas parlamentares do deputado Evandro Roman, mas com contrapartida do Município.
?Depois de pronta, além do investimento para construir e mobiliar, cada unidade dessas representará pelo menos mais R$ 7,2 milhões ao ano entre folha de pagamento, alimentação e demais despesas com manutenção. Mas o maior investimento é no nosso tesouro, que são as nossas crianças?, disse Paranhos."São investimentos que fazemos hoje e que serão perpertuados para as próximas gerações?, reforçou a secretária de Educação, Márcia Baldini.
"Mais uma obra que nos orgulha, entre as muitas que já foram concluídas e outras asseguradas para a região oeste, como a Avenida Tito Muffato, a reforma da unidade de saúde, a Escola Ademir Correa, a UPS, o Ecoparque Oeste, entre outras", enumerou o presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola, que representa a região que receberá o Cmei Siena.
Morador do Jardim Maria Luiza e representando o Governo do Estado, o superintendente da Casa Civil, Aldino Gugu Bueno, disse que o Cmei é mais uma das obras asseguradas à região Sul nesta administração, beneficiando moradores do bairro e do entorno."A comunidade sente-se feliz ao receber investimentos em educação infantil, que é a base de toda a educação; nosso bairro tem sido frequentemente contemplado com a atenção do governo municipal, e por isso somos gratos?, reforçou o presidente da Associação de Moradores do bairro, Lucevani Boaretto, lembrando a reforma da Praça Casemiro Cichon, entregue recentemente, e a desapropriação do terreno para o ginásio da escola Diva Vidal.
OUTRAS DUAS
Além desses, o Município está construindo outros dois CMEIs, um no Bairro 14 de Novembro e outro no Loteamento Terra Nova. Também abriu vagas no Riviera, o que resultou no remanejamento de pelo menos mais 800 crianças, além de investir no credenciamento de instituições sem fins lucrativos por meio de chamamento público.
Paranhos aproveitou o ato para informar que estuda meios legais e uma fonte de recursos para criar uma espécie de vale-creche."Já encaminhamos ao nosso Jurídico, conversei com a Promotoria de Justiça e estamos verificando experiências em outros municípios para ver se há essa possibilidade de o Município criar este benefício, de forma a subsidiar a matrícula?, afirmou. (Foto: Secom)