Câmara apela ao Procon contra reajuste da Sanepar
Os vereadores de Cascavel acionaram hoje (29) o Procon contra o reajuste de 12,12% nas tarifas da água. Os 12 vereadores que assinam o ofício 200/2019 pedem que sejam tomadas as medidas cabíveis contra o aumento anunciado pela Sanepar e autorizado pela Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná).
Os vereadores pedem urgência ao caso no Procon, no sentido de autuar a Agepar e a Sanepar para a suspensão do reajuste na tarifa de água e esgoto. Eles querem, ainda, que a Agepar apresente os documentos e dados contábeis que comprovam a necessidade do reajuste para os consumidores.
Na semana passada, os 21 vereadores da Câmara aprovaram em plenário um voto de repúdio à Agepar. Assinam esse documento enviado ao Procon os vereadores Policial Madril (PMB), Sidnei Mazutti (PSL), Paulo Porto (PCdoB), Valdecir Alcântara (PSL), Roberto Parra (MDB), Celso Dal Molin (PR), Carlinhos Oliveira (PSC), Rafael Brugnerotto (PSB), Olavo Santos (PHS), Fernando Hallberg (PPL), Pedro Sampaio (PSDB) e Misael Júnior (PSC).
No ofício, os vereadores se valem de uma série de dados obtidos junto ao Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) para fundamentar os pedidos encaminhados na tarde de hoje procurador chefe do Procon de Cascavel, Otto dos Reis Filho. Um dos principais aspectos considerados pelos vereadores é o fato de a Sanepar ter acumulado um ganho real de 43,24% acima da inflação, conforme o Dieese, desde a implantação do Plano Real, em 1994.
Os vereadores explicam, no documento, que a solicitação também está embasada no processo que tramitou no âmbito da Agepar, sob protocolo 15.641.381-0, em que a Sanepar solicitou analise da"metodologia e dos cálculos do Índice de Reajuste Tarifário"a ser aplicado nos preços das tarifas de água e esgoto da Sanepar e, ao final do mesmo, foi autorizado à Sanepar o reajuste de 12,12944%, conforme ata de reunião extraordinária no. 013/2019, do Conselho Diretor da Agepar. (Foto: Fábio Ulsenheimer)