Facebook apaga em três meses 583 milhões de contas falsas
O Facebook apagou 583 milhões de contas falsas no primeiro trimestre deste ano, a maioria delas identificadas em minutos. A empresa também afirma ter apagado 837 milhões de mensagens consideradas spam nos últimos seis meses. Em quase todos os casos, a identificação foi feita a partir da inteligência artificial.
Esses números estão em um relatório no qual o Facebook detalha pela primeira vez suas ações para controlar práticas abusivas dentro da rede e que coincidiu com um momento em que aflora como nunca o debate sobre a responsabilidade das redes sociais pelo conteúdo disseminado a partir delas.
Entre os casos que trazem o assunto à tona estão o impacto das fake news para a eleição do presidente americano Donald Trump em 2016 e o vazamento de dados pessoais de usuários para a consultoria Cambridge Analytica, também para distribuir conteúdo favorável ao republicano.
Na esteira da maior vigilância que vem sofrendo, em abril a empresa já havia divulgado quais os critérios usados na hora de definir se uma postagem é permitida ou não.
MAIS COMUNS
Imagens com conteúdo sexual ou nudez foram as mais retiradas da rede, com um total de 21 milhões de fotos apagadas no primeiro trimestre deste ano. A rede também apagou ou colocou mensagens de aviso em 3,5 milhões de imagens que continham violência e removeu 2,5 milhões de postagens com discursos de ódio. (Foto: Arquivo Google)