Saiba o que muda nas regras com a abertura do Brasileirão
O Campeonato Brasileiro 2019 está começando neste fim de semana com uma novidade: a entrada em vigor das novas regras do futebol aprovadas pela International Board. Ao todo, são 12 alterações destinadas a exigir uma disciplina maior de jogadores e treinadores e tornar os jogos mais atrativos para o público.
As mudanças foram decididas ainda no mês de março, logo após o início dos campeonatos estaduais no Brasil, mas a CBF decidiu implementá-las apenas agora para facilitar a adaptação. Confira a seguir o que muda:
SAÍDA DE BOLA
O jogador que ganhou no sorteio o direito de escolher para qual lado do campo ele começa atacando, poderá agora também decidir quem começa o jogo com a posse de bola.
UNIFORME
A Organização permitiu aos jogadores usarem peças de roupa embaixo da camisa do time, com mangas multicoloridas e desenhos, mas desde que respeitem as diretrizes do clube e o padrão do uniforme.
SUBSTITUIÇÃO
A fim de dar dinâmica ao jogo e evitar a catimba, os jogadores substituídos passarão a ter a obrigação de deixar o jogo na linha do campo mais próxima a ele, seja lateral ou de fundo. Antes os atletas, mesmo distantes, tinham que caminhar até a beira do campo na linha lateral, próximo ao 4º árbitro, para validar a substituição, recurso que muitas vezes era usado para ganhar tempo.
TIRO DE META
A partir de agora, o tiro de meta não tem a obrigatoriedade de ser batido para fora da grande área, ou seja, os zagueiros podem receber o passe ainda dentro da área defensiva. A ideia dessa alteração é ganhar tempo e dinamismo, além de evitar a interrupção tática.
MÃO NA BOLA
Essa medida não é propriamente uma mudança da regra, mas foi implementada também para tornar mais rígidas as marcações de mão na bola. Gols marcados diretamente com a mão ou oportunidades de gol criadas depois de ganhar a posse da bola com a mão, mesmo que de forma acidental, não devem mais ser permitidas e a falta deve ser marcada imediatamente.
BOLA AO CHÃO
A bola ao chão será abandonada. A partir de agora, a bola não será mais colocada em disputa, mas devolvida ao último jogador que a tocou. Em lances de bola rolando e que acidentalmente toque o árbitro, a redonda será devolvida ao time que a possuía. No caso das paralisações dentro da área, a bola será dada ao goleiro.
BARREIRA
Quando houver três ou mais jogadores na formação da barreira, atletas adversários deverão estar a um metro de distância dela. Caso não respeite a exigência, o jogador que esteja a menos de um metro de distância da barreira, será penalizado.
PÊNALTIS
A mudança dos pênaltis vai para o posicionamento dos goleiros antes da cobrança. Agora ELES precisarão ter apenas um dos pés sobre a linha. O goleiro, porém, não poderá ficar nem atrás nem à frente da linha.
COMEMORAÇÃO
O cartão amarelo dado a um jogador por celebrar ilegalmente um gol (como tirar a camisa) será mantido mesmo que o gol venha ser anulado por qualquer motivo. Essa medida é uma precaução contra comemorações inapropriadas de gol, que desperdiçam tempo.
PARADAS MÉDICAS
Agora o árbitro poderá definir entre um intervalo que varia de 90 segundos a três minutos para que os jogadores possam resfriar seus corpos em casos de temperatura elevada. Ou poderá autorizar parada para a hidratação dos jogadores, mas por apenas um minuto.
FALTA E CARTÃO
O árbitro não precisará interromper uma cobrança de falta rápida que crie chance de gol, caso tenha de aplicar um cartão amarelo ou vermelho. Ele poderá esperar o lance seguir e só depois aplicar a punição. Mas se distrair uma equipe ao iniciar o procedimento de aplicar um cartão, a cobrança rápida de falta não será permitida.
TREINADORES
Com as novas regras, o árbitro poderá advertir o técnico com um cartão amarelo antes da expulsão direta, como ocorre atualmente. Se as reclamações continuarem, será expulso com o cartão vermelho.
PRIMEIRA RODADA
O Brasileirão da Série A começa neste sábado com quatro partidas. Às 16h jogam São Paulo x Botafogo, às 19h Atlético-MG x Guarani e Chapecoense x Internacional e às 21h Flamengo x Cruzeiro. As demais partidas da primeira rodada serão amanhã: às 11h jogam Grêmio x Santos, às 16h Atlético-PR x Vasco da Gama, Bahia x Corinthians e Ceará x CSA e às 19h Fluminense x Goiás e Palmeiras x Fortaleza. (Foto: Divulgação CBF)