Bolsonaro acaba de vez com o horário de verão
Por meio de decreto assinado nesta quinta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro deu por definitivamente "sepultado" o horário de Verão. A decisão, segundo o Palácio do Planalto, foi tomada com base em estudos que analisaram a economia de energia e os efeitos à saúde.
"As conclusões foram coincidentes: questão de economia, o horário de pico era mais pra 15h, então não tinha mais razão de ser [da permanência do horário], não economizava mais energia; e na área de saúde, mesmo sendo uma hora apenas, mexia com o relógio biológico das pessoas", disse o presidente.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas, e sua versão de estreia durou quase seis meses. No verão seguinte a medida foi novamente adotada, mas, depois, começou a ser em períodos alternados. Primeiro, entre 1949 e 1953, depois, de 1963 a 1968, voltando em 1985 até agora. O horário diferenciado é adotado em 70 países - atingindo cerca de um quarto da população mundial.