Areac sedia debate sobre o plantio direto na palha
Os avanços na agricultura proporcionados pela prática do plantio direto na palha, como recurso de conservação de solo e água, terá um evento próprio hoje e amanhã, em uma promoção da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel) com patrocínio da Itaipu Binacional e Confea e respaldo do Crea-PR/Mútua, Fundação Agrisus e apoio institucional da FEAPr (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná) e do Centro Universitário FAG.
As maiores autoridades no assunto estão presentes em Cascavel para esclarecer dúvidas e apresentar os cases de sucesso, estratégicos para o aumento da fertilidade e conservação dos solos. Entre os palestrantes de hoje estão o diretor de Coordenação da Itaipu, engenheiro agrônomo Newton Luiz Kaminski. Ele vai falar sobre o IQP - Índice de Qualidade Participativo do Sistema de Plantio Direto. Outro destaque desta quinta-feira é o engenheiro agrônomo do Iapar de Londrina, Rafael Fuentes, que apresentará um diagnóstico detalhado do avanço do Sistema de Plantio Direto na Palha no Brasil.
Amanhã, o evento contará com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Márcio Nunes, que falará a partir das 16 horas, na Areac. Também será dia de debater sobre as inovações na avaliação da qualidade do manejo e conservação de solo com o uso de imagens aéreas obtidas por Vants, com o engenheiro agrônomo Júlio Cézar Franchini, da Embrapa Soja de Londrina.