Definido Comitê Gestor dos Jogos Escolares da Juventude
Integrantes do COB (Comitê Olímpico do Brasil) estiveram reunidos na tarde de hoje (24) no miniauditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cascavel com representantes da Fundação Municipal de Esportes, Secretaria de Cultura e Esportes, Secretaria de Estado do Esporte, Convention Bureau e empresários da rede hoteleira. Na pauta, os ajustes necessários para a cidade receber mais de mil pessoas entre atletas, familiares, integrantes de comissões técnicas e árbitros que estarão participando da etapa regional Sul/Sudeste dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerá no período de 2 a 6 de setembro.
"Esta foi primeira reunião oficial do COB, depois que Cascavel foi escolhida como cidade sede da etapa sul/sudeste dos jogos. Agora é a hora de avaliar o que precisa ser feito para que a gente possa realizar os jogos à altura de nossa população", disse o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Leo Mion.
COMITÊ GESTOR
Representantes das polícias Rodoviária Federal e Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Conselho Regional de Educação Física, secretarias municipais, Câmara de Vereadores e demais órgãos também participaram da reunião, que escolheu os membros do Comitê Gestor para os jogos escolares.
O grupo de trabalho vai trabalhar na resolução dos problemas, buscando a interação do município, parceiros e o COB para garantir o sucesso do evento. "O Comitê foi formado com pessoas ligadas às ações esportivas, como representantes da Secretaria de Cultura e Esportes, Convention Bureau e Conselho Municipal de Turismo. São pessoas que vão estar envolvidas diretamente naquilo que o evento representa que é o esporte, cultura, o entretenimento e o turismo", explicou Mion.
Para Felipe Casagrande, presidente de Convention Bureau de Cascavel, o evento vai movimentar toda a economia da cidade. "Acredito que não só o setor da hotelaria como de alimentação, serviços e entretenimento também serão beneficiados. Esta é uma forma de trazer o dinheiro de fora da cidade, fazendo com que a economia aqueça, gere renda e desenvolvimento para Cascavel", disse ele, ressaltando que a cidade possui cerca de 3,5 mil leitos de hotéis.
Já André Mattos, gerente do Esporte de Base do Comitê Olímpico do Brasil, ressaltou a importância de se trabalhar com bastante antecedência a organização de um evento deste porte. "Organizamos além deste vento, mais três com duas etapas regionais em Palmas (TO) e Natal (RN) e a etapa nacional que será em Blumenau (SC) em novembro. Então, é preciso organização para que tudo saia dentro do planejado".
Mattos explicou ainda que Cascavel, nesta etapa regional, vai receber atletas dos estados das regiões Sul e Sudeste, além de Goiás e Mato Grosso do Sul, que virão disputar as modalidades coletivas de vôlei, basquete, handebol e futsal, para tentar a classificação para a etapa nacional em Santa Catarina. O campeão e o vice de cada modalidade, sexo e faixa etária estará classificado para a etapa nacional.
Amanhã (25) e sexta-feira (26), os representantes do COB farão visitas aos locais das competições e aos hotéis. Para validar e fechar o formato do evento, uma reunião de conclusão dos trabalhos será realizada na sexta com todos os integrantes do Comitê Gestor. (Foto: Secom)