O interior dando exemplo
De Rio do Salto, um dos oito distritos administrativos de Cascavel, vem uma demonstração de que o associativismo é mesmo a forma mais eficiente de se defender interesses comuns legítimos. Está completando uma década que empresários e produtores rurais, reunidos em torno de um dos núcleos territoriais da Acic, lutam por conquistas para toda a comunidade local, que já coleciona uma série de vitórias. Líder do grupo, Lourival Kuerten diz que avanços importantes foram conseguidos nesse período, como instalação de placas de identificação nas ruas, melhoria da segurança pública, organização de uma festa gastronômica que já virou tradição (o Porco no Tacho) e atração de uma cooperativa de crédito, além de treinamentos, cursos, palestras e outras formas de capacitação dos trabalhadores. Dentre as bandeiras atuais, a principal é a construção de acostamento às margens da PR-180, que corta o perímetro urbano do distrito. "Vamos seguir cobrando, porque todos reconhecem que o acostamento virá para proteger vidas", afirma Kuerten.
Consenso
Ainda sobre a Acic: mantendo uma tradição já bastante longa, não haverá bate-chapa na eleição da diretoria para a gestão 2019/2020, marcada para a noite desta quinta-feira (25). E mais uma vez a entidade terá um jovem na presidência: o empresário e contabilista Michel Vitor Alves Lopes, de 36 anos. Como vice será eleito o conceituado empresário Genésio Pegoraro, provável futuro presidente. A posse festiva da nova diretoria, ato no qual o atual presidente Edson Vasconcellos entregará o bastão para seu sucessor, será dia 7 de junho.
Amop lembrada
O aniversário de 50 anos a ser comemorado em junho próximo pela Amop foi tema esta semana na Câmara de Cascavel. Por iniciativa de Nadir Lovera, os vereadores aprovaram uma moção de apoio à entidade municipalista, considerada a maior e mais importante do Paraná depois da AMP, que congrega todos os municípios do Estado. A homenagem será prestada em sessão solene ainda a ser marcada.
Atuação eficiente
Defensora das grandes bandeiras de luta do Oeste paranaense, a Amop, hoje presidida pelo prefeito de Jesuítas, Junior Weiller, teve atuação determinante para conquistas importantes da região, como a Unioeste, o Hospital Regional (hoje Hospital Universitário), a Ponte de Guaíra e a Ferroeste. E sua maior meta na atualidade é a construção do Aeroporto Regional.
Fim de um abuso
Projeto protocolado na Assembleia Legislativa pelo deputado cascavelense Marcio Pacheco põe fim a um abuso cometido contra os paranaenses que costumam viajar de avião. "Quando você compra uma passagem de ônibus, não há qualquer cobrança para se alterar a data de uma viagem. Por isso, entendo que não existe o menor sentido que o cidadão adquira uma passagem aérea por R$ 250 e tenha que pagar mais R$ 700 para remarcar a data de uma viagem, como algumas empresas estão exigindo", justifica Pacheco.
O Ibope...
A avaliação positiva (ótimo e bom) do Governo Jair Bolsonaro aumentou de 34% para 35% entre março e abril, segundo pesquisa Ibope contratada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada nesta quarta-feira (24). Mas a avaliação negativa (ruim e péssimo) também cresceu, de 24% para 27%. São os piores índices dos primeiros 100 dias de governo de um presidente desde a redemocratização do País.
...de Bolsonaro
Esse desempenho deve ser atribuído a várias causas, mas principalmente ao momento delicado vivido pela economia, que anda devagar, quase parando. Por isso, a expectativa é de que a avaliação do Governo Bolsonaro melhore a partir do início de maio, quando deverão ser lançados quatro programas estratégicos: Emprega Mais, Brasil 4.0, Simplifica e Pró-Mercado.
O que são
O Emprega Mais é uma espécie de modernização do Sine (Serviço Nacional do Emprego) para qualificar o trabalhador, o Brasil 4.0 visa a preparar as empresas brasileiras para o mundo digital e auxiliá-las em na busca da inovação, o Simplifica é uma nova tentativa de desburocratizar os procedimentos do mundo dos negócios e das empresas e o Pró-Mercado é uma espécie de "choque de capitalismo", com medidas de desregulamentação nos setores de gás, distribuição de combustíveis, financeiro e farmacêutico.
* Pílulas
* Aviso importante aos motoristas de Cascavel: o cruzamento das ruas Tarcílio Wagner e Públio Pimentel, no Bairro Alto Alegre, sofreu inversão de preferencial na manhã de hoje (24). * A mudança foi feita pela Cettrans como preparação para o binário das ruas Potiguaras e Parecis, a ser implantado nos próximos dias. * A Câmara de Cascavel precisa ser mais seletiva e zelosa quando o assunto é homenagem prestada a pessoas e classes da sociedade local. * O Dia do Treinador de Futebol, proposto pelo Policial Madril e aprovado nesta semana por unanimidade, já existe no calendário nacional e é comemorado no dia 14 de janeiro. * Já saiu no Diário Oficial do Estado a portaria sobre o polêmico aumento das tarifas de água e esgoto no Paraná. * Isso significa que a Sanepar poderá aplicar a correção de 12,13% a partir da metade de maio próximo. * Tudo indica que vai acabar a mamata dos 250 procuradores do Estado, que recebem 10% do valor de acordos para pagamento de dívidas de empresas com o Governo do Paraná. * A Assembleia Legislativa aprovou emenda ao projeto do governo propondo 5% e reduziu essa comissão para apenas 2%. * Foi pra lá de discreta a comemoração petista pela redução da pena de Luiz Inácio Lula da Silva para 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão. * É que essa decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) tornou bem mais remota a possibilidade de uma anulação da pena pelo STF (Supremo Tribunal Federal).