Coopavel e Primato unem forças em parceria inovadora
A Coopavel, de Cascavel, e a Primato, de Toledo, dão os primeiros passos de um projeto inédito na região Oeste do Paraná e que coloca em prática a essência do sexto dos princípios do cooperativismo: a intercooperação. As diretorias entendem que, juntas, as duas cooperativas podem fortalecer ainda mais seus indicadores, oferecer novas opções de produtos ao mercado e dar resultados ainda mais consistentes aos seus milhares de cooperados.
Em apenas três meses, Coopavel e da Primato aprovaram e colocaram em prática uma parceria na área da avicultura e que tem tudo para ser estendida a outros segmentos. A Coopavel entra com a matéria-prima e com as suas estruturas física e profissional para fornecer à Primato inicialmente quatro cortes de frango (coxinha das asas, frango a passarinho, filezinho sassami e filé da coxa e sobrecoxa), que então são embalados, distribuídos e comercializados nos sete supermercados mantidos pela Primato nas cidades de Toledo e Vera Cruz do Oeste.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, entende que fortalecer a intercooperação traz enormes benefícios aos parceiros porque se permite utilizar e empregar de forma otimizada o que de melhor cada uma possui, bem como suas estruturas e talentos para fortalecer o cooperativismo e seus cooperados. "A importância do cooperativismo é muito grande para a sociedade quando nós verdadeiramente praticamos os princípios que regem o cooperativismo", afirma Dilvo.
O presidente da Primato, Ilmo Werle Welter, considera que a parceria em estruturação será um marco para o Oeste e para o Paraná. "Será uma referência para o sistema, porque potencializa o uso de plantas e estruturas, leva-se a mensagem do cooperativismo ainda com mais força para as gôndolas e se mantêm as margens de lucro", acrescenta o diretor-executivo da Primato, Anderson Sabadin. Conforme ele, essa aproximação combate o oligopólio, reduz riscos e efeitos externos ao mercado local e regional e permite, gradualmente, ampliar resultados em uma parceria em que todos ganham.
QUALIDADE
Os contatos entre diretores e equipes técnicas das duas cooperativas começaram no fim de novembro do ano passado, quando uma comitiva da Primato esteve na área industrial da Coopavel para conhecer a estrutura do frigorífico de aves e seu funcionamento. Recepcionado pelo gerente do Friaves, Nelson Irineu Simon, o grupo pôde observar os sistemas e principalmente os cuidados para garantir a qualidade do que a cooperativa cascavelense leva para o mercado consumidor.
"A qualidade da Coopavel é reconhecida internacionalmente e queremos levar ao nosso cliente, que consome a produtos com a marca Primato, sempre o melhor", diz Sabadin. Não há um volume específico ou meta mensal no fornecimento dos cortes, apenas o compromisso de bem atender a todas as solicitações de demanda que nos forem apresentadas. Mas já existem conversas para ampliar a oferta de cortes, inclusive para diversificar produtos, chegando também à área de suínos.
VANTAGENS
As diretorias da Coopavel e da Primato estão otimistas de que a intercooperação trará inúmeros benefícios, como maior fluidez, a possibilidade de ampliar a área de atuação das empresas e, com o compartilhamento de vantagens, uma contribuir para fortalecer a outra. "Em vez de concorrentes, essa relação faz com que sejamos cooperativistas e parceiros", observa Grolli. "Contar com um mercado interno ainda maior e diversificado passa a ser um caminho para a sobrevivência da cadeia do frango", complementa Sabadin.
O trabalho conjunto das duas cooperativas fortalece o canal de fluxo, possibilita atingir novos mercados e abre uma nova experiência para o consumidor. E ele consumirá se o que levar para casa for saboroso e de qualidade, tendo assim um boa experiência com o produto. Os clientes estão cada vez mais atentos e percebem, inclusive, a colaboração social ao consumir produtos de indústrias estabelecidas em sua cidade ou região, porque geram oportunidades e estimulam o desenvolvimento.
A associação de duas cooperativas, que há tantos anos geram empregos e distribuem renda, fortalece e valoriza a mensagem do movimento cooperativista. A Coopavel e a Primato pertencem a milhares de agricultores, em sua grande maioria donos de pequenas áreas agrícolas, que trabalham com dedicação para oferecer qualidade de vida e novas perspectivas às suas famílias. Sabadin aponta que a parceria quebra paradigmas, supera qualquer resquício de vaidade, orgulho ou bairrismo e coloca a união, o diálogo, a transparência e o respeito acima de tudo.
Por ser nova e inédita entre duas cooperativas no Oeste do Paraná, a união entre Coopavel e Primato tem tudo para crescer de forma exponencial ao longo do tempo. (Foto: Assessoria)