Prefeito Empreendedor destaca papel da Amop
Se ainda pairava alguma dúvida sobre a importância do trabalho prestado pela Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) como agente de auxílio e orientação às prefeituras de sua área de atuação, ela foi definitivamente dissipada pelo Prefeito Empreendedor 2019, programa desenvolvido pelo Sebrae para identificar e reconhecer as melhores práticas das gestões municipais do Brasil inteiro.
Dos 36 programas finalistas da 10ª edição no Estado, cuja premiação foi entregue nesta segunda-feira (22), em Curitiba, nada menos que 12 são de municípios a ela filiados. Os programas Empreendedorismo nas Escolas, desenvolvido pela gestão de Márcio Rauber em Marechal Cândido Rondon, e Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual, desenvolvido pela gestão Chico Brasileiro em Foz do Iguaçu, foram os únicos do Oeste do Paraná que obtiveram a primeira colocação e se classificaram para a etapa nacional, mas da região da Amop também foram premiadas iniciativas desenvolvidas por Cascavel, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Palotina, Quatro Pontes, Santa Helena, Terra Roxa, Tupãssi e Ubiratã.
Também conquistaram a primeira colocação nas respectivas categorias as administrações de Londrina (Compras Governamentais de Pequenos Negócios), Ponta Grossa (Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios), Carlópolis (Pequenos Negócios no Campo), Pato Branco (Inovação e Sustentabilidade), Guarapuava (Desburocratização e Implementação da Rede Simples) e Curitiba (Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico).
CASCAVEL
O programa Compras Públicas: Uma Oportunidade para os Pequenos Negócios por pouco não garantiu para Cascavel a primeira colocação na categoria Compras Governamentais e Pequenos Negócios, vencida por Londrina. O prefeito Leonaldo Paranhos esteve em Curitiba e foi homenageado pelo Sebrae por essa iniciativa, que vem alavancando a geração de emprego e renda por parte dos pequenos negócios da cidade.
A principal inovação da iniciativa cascavelense está na mudança de foco, segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek. "As aquisições públicas como oportunidades de negócios foram apresentadas aos empresários locais, em especial aos micro e pequenos", diz ele, acrescentando que o programa tem como foco atender estritamente às necessidades de suprimento da administração pública municipal.
Para se ter uma ideia do volume de oportunidades geradas pelo programa, das 1.513 empresas que venceram processos licitatórios da Prefeitura entre 2017 e 2018, 65% se encaixam na categoria de pequenos negócios. Segundo Paranhos, a ampla concorrência também possibilitou uma economia substancial ao erário. "De uma média histórica de economia de 10,22%, atingimos já em 2017 uma média de economia de 32,49% nos processos licitatórios, sem abrir mão de acompanhar a qualidade dos produtos e serviços entregues", enfatizou. (Foto: Divulgação)