Bastidores fervilhando
Em Cascavel, o feriadão encerrado ontem não serviu apenas para a celebração da Páscoa. Foi um período de efervescência também no cenário político, com várias conversas voltadas à sucessão municipal de 2020. Com a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa em recesso, os deputados Evandro Roman e Márcio Pacheco, ambos pretendentes à cadeira hoje ocupada por Leonaldo Paranhos, aproveitaram para articular a consolidação de suas pré-candidaturas. Roman esteve reunido com o ex-prefeito Jacy Scanagatta, o líder cooperativista Ibrahim Fayad e até o também pré-candidato Marcos Vinicius Pires de Souza (foto), com quem tratou de uma futura aliança. Já Pacheco se ocupou mais em tratar da reorganização interna do PDT, partido que assumiu em fevereiro passado e pretende fortalecer sobremaneira nos próximos meses.
Polarização
Roman reconheceu nesta segunda-feira que neste momento a disputa está polarizada entre Paranhos e Pacheco. "Mas posso assegurar que meu grupo político vai decidir a eleição, seja no primeiro ou no segundo turno", vaticinou, ressaltando que sua pré-candidatura é "necessária para a consolidação do meu espaço na política de Cascavel".
O desabafo...
"Não tenho nada a ver com isso. A explicação tem que vir dele, que é quem tem a empresa contratada para prestar o serviço", disse nesta segunda-feira o vereador Misael Junior ao ser indagado sobre o caso de seu ex-assessor Marcus Cesar Pereira da Silva, aquele que tentou embarcar no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu levando 7,5 quilos de rubis.
...de Misael Jr
"Quem mais saiu perdendo com tudo isso fui eu", continuou Misael, se dizendo chateado com insinuações dando conta de um possível envolvimento seu no caso. Por fim, afirmou conhecer muito bem seu ex-assessor e acreditar que ele foi vítima apenas de um mal entendido que será esclarecido em breve.
A crise...
O Consamu não fez mais do que sobreviver nos últimos 40 dias. Pena que muitos pacientes que dependiam do atendimento médico de excelência prestado pelo consórcio até o início deste ano não tenham tido a mesma sorte.
...no Consamu
Menos mal que, superada a crise provocada por uma decisão arbitrária do prefeito de Palotina, Jucenir Stenzler, tudo voltou à normalidade com o retorno do médico Rodrigo Nicácio à direção técnica e de José Peixoto à direção administrativa. Fatos como esse reforçam a tese de que a condução da saúde pública deve ser confiada a técnicos e não a políticos.
Sanepar
Dois cascavelenses estão no olho do furacão no caso do reajuste de 12,13% nas tarifas de água e esgoto no Paraná. Claudio Stábile é o presidente da Sanepar, que solicitou essa correção muito acima da inflação, e João Vicente Bresolin Araújo é conselheiro da Agepar, agência que homologou o polêmico índice.
Esclarecimentos
A repercussão negativa desse reajuste acendeu o sinal de alerta da Assembleia Legislativa do Paraná, onde o assunto será tratado em detalhes nesta terça-feira (23). Os esclarecimentos serão prestados aos deputados por Stábile e pelo presidente da Agepar, Omar Akel.
* Pílulas
* Já está em fase final o processo de reestruturação da Cohapar, comandado pelo presidente da empresa, o vice-prefeito cascavelense Jorge Lange. * Uma economia substancial já foi conseguida com a revisão e a renegociação de contratos de prestação de serviços e redução dos gastos com cargos comissionados e funções gratificadas. * Os vereadores aprovaram hoje, por unanimidade, projeto de Sebastião Madril que institui em Cascavel o Dia do Treinador de Futebol. * Já a votação dos projetos sobre um novo condomínio de lotes e tornando a Associação das Pessoas com Deficiência entidade de utilidade pública foi adiada por sete sessões. * Olavo Santos é o único representante cascavelense na nova diretoria da Acamop (Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná). * Em Foz do Iguaçu, o vereador Anderson Andrade está propondo à Prefeitura a implantação do sistema de reconhecimento facial de alunos e servidores em todas as escolas da rede municipal. * O Complexo Turístico de Itaipu recebeu neste feriadão de Páscoa 17,45% mais visitantes do que igual período do ano passado. * É mais uma prova de que o turismo é um setor viável e que merece ser visto com mais simpatia pelo poder público. * Um pedido de vista apresentado hoje adiou de amanhã para quarta-feira a apreciação da PEC que acaba com a aposentadoria dos ex-governadores do Paraná.