Um reitor emparedado
Enquanto só os jornalistas cobravam, as habituais desculpas pareciam ser suficientes para negar o óbvio. A imprensa sabia que a errada não era ela, e sim a universidade, mas as sucessivas denúncias pareciam não ser suficientes para mexer com os brios da maioria cuja imagem vinha sendo desgastada pela generalização originária dos atos de uma minoria. Cansado disso, hoje o Sinteoeste finalmente tomou partido da situação e passou a cobrar, em nome de todos os servidores, a transparência que sempre faltou nas manifestações do reitor boa praça Paulo Sérgio Wolf sobre os supersalários e outras irregularidades existentes na Unioeste. Faz muito bem o sindicato em cobrar a clareza necessária para que a sociedade em geral saiba onde estão sendo gastos os volumosos recursos públicos destinados à universidade. Mas, poderia fazer ainda melhor se cobrasse a divulgação também dos cargos de livre nomeação, seus ocupantes e respectivos padrinhos. Se isso ocorresse de fato, sobejariam pessoas a sugerir a troca do símbolo atual por um enorme cabide.
Mais um
Um carro da Prefeitura de Cascavel, que era conduzido por uma pessoa sem qualquer restrição de movimentos, foi flagrado ontem estacionado em uma vaga para deficientes em frente à Justiça do Trabalho. Fato idêntico já havia sido registrado no mês passado em frente à Secretaria Municipal de Educação. Não estará na hora de o Município oferecer a seus servidores uma escolinha sobre trânsito?
Alvaro no Oeste
Em pré-campanha para a Presidência da República, Alvaro Dias desembarcará por volta das 11h desta quinta-feira em Cascavel, dará entrevistas para as TVs Tarobá e Record e depois seguirá para Toledo, onde às 13h15, no Teatro Municipal, participará da abertura da ProSoja, que terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural.
Goulart também
E na sexta-feira Cascavel receberá outro pré-candidato à Presidência da República. João Vicente Goulart permanecerá na cidade até o sábado, quando prestigiará o encontro que o PPL paranaense realizará na Univel, às 13h30, para apresentar seus 40 pré-candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.
Osmar e Ratinho
Segundo o presidente estadual do PPL, deputado Márcio Pacheco, os pré-candidatos a governador Osmar Dias e Ratinho Júnior foram convidados e já garantiram presença no encontro do sábado. O partido também convidou a governadora Cida Borghetti, que até agora não confirmou participação.
Pedágio
O deputado Márcio Pacheco protocolou hoje pedido na Procuradoria-Geral do Estado e na Procuradoria da República pedindo a instauração de inquérito civil para investigar supostas irregularidades na cobrança abusiva de pedágio pela Viapar em Corbélia. No documento, ele também pediu a suspensão imediata da cobrança da tarifa, que estaria superfaturada em 18%.
Passarelas
A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu já aprovou, em redação final, projeto do prefeito Chico Brasileiro regulamentando a construção de passarelas aéreas em pontos estratégicos da cidade. A ideia é oferecer mais segurança para que os pedestres atravessem as ruas mais movimentadas da cidade.
* Pílulas
* Balanço do TRE aponta que já há 183.425 eleitores paranaenses de posse do e-Título, aplicativo disponível na App Store e no Google Play que substitui o título em papel com diversas vantagens. * Além das informações sobre o eleitor, como número do título, zona e seção eleitoral, o e-Título (título digital) informa o local de votação e disponibiliza consulta às certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. * Depois de fazer uma sondagem pelas redes sociais e não ter ficado satisfeito com o que descobriu, Gustavo Fruet decidiu abandonar a ideia de concorrer ao Senado e se lançar candidato a deputado federal. * O Senado aprovou hoje projeto de lei complementar criando o Susp (Sistema Único de Segurança Pública). * Se for para prestar um serviço como o do SUS (Sistema Único de Saúde), é melhor nem tirar essa ideia do papel. * Acolhendo pedido da PGR, Edson Fachin abriu inquérito para apurar o repasse de R$ 40 milhões da JBS às campanhas de vários caciques do MDB, dentre eles o senador paranaense Roberto Requião.