Itaipu não vai mexer em parcerias com os lindeiros
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, reuniu-se nesta quarta-feira (17) com o Leomar Rohden, prefeito de Pato Bragado e presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, e com a prefeita de Mercedes, Cleci Loffi, que ocupava a pasta até o mês passado. O encontro aconteceu no Centro Executivo, em Foz do Iguaçu.
Durante o encontro foram abordados diversos temas, como as parcerias mantidas com a binacional (convênios e contratos) e responsáveis por um forte impulsionamento da riqueza na região vizinha ao reservatório.
A Itaipu mantém ativos cinco convênios com o Conselho dos Lindeiros: Linha Ecológica, Conselho dos Lindeiros Asfalto TST, Projeto Mais Verão, Encontros e Caminhos e Convênio dos Municípios Lindeiros Cidades Sustentáveis. Segundo Silva e Luna, todos eles serão mantidos. Mas outras parcerias estão sendo reavaliadas atendendo a uma diretriz que prevê o melhor emprego dos recursos dentro dos bons preceitos da administração pública. A medida leva em consideração os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, de acordo com o artigo 37 da Constituição Federal.
ROYALTIES
Outra preocupação levada ao diretor da Itaipu foi em relação à manutenção de distribuição de royalties após a revisão do Anexo C do Tratado. A compensação financeira proveniente da formação do reservatório de Itaipu para a produção de energia elétrica da usina gera riqueza traduzida em benefícios para a educação, desenvolvimento e infraestrutura local. Silva e Luna tranquilizou os dois prefeitos quanto ao assunto. "O pagamento dos royalties é uma obrigação de Itaipu e vamos mantê-lo", afirmou.
Silva e Luna se colocou à disposição para continuar a ajudar a região lindeira, assim como a região da Amop e de todo o Paraná. Ele informou que em breve será anunciado um convênio de segurança pública para melhorar todo o entorno do reservatório, que inclui um maior contingente de agentes na fronteira. (Foto: Assessoria)