Região Oeste ganha mais um deputado por seis meses
O ex-deputado Elio Rusch está de volta à Assembleia Legislativa do Paraná. Ele assumiu a vaga aberta com a licença-maternidade da deputada Maria Victória, cuja filha, Maria Antonia, nasceu na última sexta-feira (12).
Esta é a primeira vez em que um parlamentar se afasta com base na Emenda Constitucional nº 42, de 12 de dezembro de 2018, que prevê licença aos deputados em razão do nascimento de filho ou adoção.
No caso das mulheres, o dispositivo concede até 180 dias consecutivos de afastamento. E para os pais, concede oito dias consecutivos, conforme as regras já adotadas para os servidores públicos.
Rusch e um dos políticos mais tradicionais e atuantes da região Oeste, mas na eleição do ano passado ficou na primeira suplência. Ele começou a carreira política em 1976 e cumpriu três mandatos de vereador em Marechal Cândido Rondon, onde também presidiu a Câmara Municipal e chegou a assumir interinamente o comando da Prefeitura em 1984. Em 1990 elegeu-se deputado estadual e emendou sete mandatos consecutivos de deputado estadual.
"Vamos trabalhar, nesse curto espaço de tempo, sempre mirando o desenvolvimento econômico e social do Paraná. A sociedade paranaense pode ter uma certeza: o Elio Rusch está aqui para servi-la", disse o deputado logo após prestar juramento. (Foto: Dálie Felberg/Alep)