Mulheres de destaque
Duas cascavelenses de notório destaque em suas áreas de atuação serão merecidamente homenageadas. Projetos de decreto legislativo aprovados nesta segunda-feira pela Câmara outorgam o título de Cidadania Honorária a Ódina Coradini da Silva (foto) e o de Honra ao Mérito à promotora Simone Lúcia Lorens. O primeiro foi proposto pelo presidente Alécio Espínola e o segundo pelo vereador Fernando Hallberg. Esposa do ex-vereador e ex-deputado federal Renato Silva, Ódina realiza há muitos anos, e de forma silenciosa, um trabalho social que a faz merecedora dessa homenagem. O mesmo acontece com Simone, que há tempos tem se destacado em sua atuação no Ministério Público. Também hoje, a Câmara aprovou um programa de incentivo para que os devedores do ISS regularizem sua situação perante a Prefeitura, bem como projeto dos vereadores Policial Madril e Olavo Santos instituindo, em Cascavel, a Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência.
Agrinho já era
O Agrinho, programa da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), não poderá mais ser tema de debate nas escolas públicas e privadas de Cascavel. A proibição consta de deliberação do CME (Conselho Municipal de Educação) e é resultado de um debate iniciado ainda em 2015.
Decisão histórica
Principal defensor dessa proibição, o vereador e professor Paulo Porto classificou a decisão como histórica e uma grande vitória de Cascavel. "É uma conquista particularmente importante para nossas crianças e que isso sirva de exemplo para outras cidades de nossa região e para todo o Estado do Paraná", disse ele, ressaltando que o programa nada mais é do que "a naturalização do uso de veneno na educação das crianças".
Banho de sangue
Apesar da intensificação do trabalho de conscientização e fiscalização e da elevação dos valores das multas, as estradas federais paranaenses começaram 2019 enlutando muitas famílias. O número mortes ao longo do primeiro trimestre nessas rodovias chegou a 116, 27,5% maior que o de igual período do ano passado, conforme balanço divulgado nesta segunda-feira pela Polícia Rodoviária Federal.
Aliados importantes
A julgar por um estudo feito pelo economista Kleber Pacheco de Castro para a Gazeta do Povo, virá dos prefeitos (principais cabos eleitorais de deputados federais e senadores) a maior pressão para que o Congresso Nacional aprove a reforma da Previdência proposta pelo Governo Bolsonaro. Segundo o estudo, só os municípios paranaenses irão economizar R$ 10,28 bilhões nos próximos dez anos se o texto for aprovado do jeito que está.
O que dá pra fazer
Para se ter uma ideia, com o valor que poderá ser economizado os municípios paranaenses poderão custear o ensino em tempo integral para 219 mil alunos pelos próximos dez anos. Segundo dados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o custo anual médio por aluno dessa modalidade de ensino no Estado é de R$ 4.693,47.
* Pílulas
* O Governo do Paraná acaba de atingir a meta de criar Ouvidorias de Saúde em todos os municípios do Estado. A 399ª começou a funcionar em Balsa Nova. * Essas ouvidorias são importantes para garantir o acesso da população aos serviços da saúde pública, setor campeão em número de reclamações. * Essa informação certamente não será do agrado da bandidagem: o presidente Jair Bolsonaro confirmou hoje a convocação de mais de mil policiais federais aprovados em concurso no ano passado. * Ao lado do pacote anticrime proposto pelo ministro Sérgio Moro, essa é uma das principais medidas do plano do atual governo para combater a corrupção e o crime organizado. * Considerados por muitos como "anjos de quatro patas", os animais de estimação poderão ser presença constante nos hospitais de Toledo em breve. * Isso está previsto em projeto da vereadora Janice Salvador já aprovado pela Câmara e que deve virar lei em poucos dias. * O prefeito Leonaldo Paranhos assina nesta terça-feira (16) autorização para licitação da reforma e ampliação da Escola Municipal Nossa Senhora da Salete, do Bairro Brasmadeira. * No ato também será assinada ordem de serviço para reformas em quatro Escolas Municipais do Campo.