Palestras orientam sobre violência sexual contra crianças e adolescentes
Toledo programou uma série de palestras para celebrar a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A primeira foi ministrada terça-feira para alunos da Escola Municipal Waldyr Becker e várias outras acontecerão ao longo do mês inteiro.
Os palestrantes são profissionais como assistentes sociais, psicólogas, fonoaudiólogas e pedagogas e o público-alvo são alunos do 5º ano das escolas municipais que estão nos territórios identificados pelos Creas I e II, que têm concentrado a maioria dos casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes.
As palestras pontuam diferentes tipos de violência, os caminhos para realizar uma denúncia e como se proteger e combater. Também consta da programação uma palestra para os responsáveis pelas crianças que estão inseridas nos Cmeis da cidade.
NÚMEROS
Ao longo de 2017, 459 crianças e adolescentes de Toledo foram atendidos pelo serviço Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e ao Individuo dos Creas I e II. A violência sexual é o segundo tipo mais cometido, e também o mais velado, o que dificulta o combate.