PR quer vacinar 3,3 milhões contra a gripe
A Secretaria de Estado da Saúde projeta imunizar 3,3 milhões de paranaenses (90% do público alvo) durante primeira a campanha nacional de vacinação contra a gripe, cuja primeira etapa foi iniciada nesta quarta-feira (10) e vai se estender até o próximo dia 19.
Já em Cascavel, a meta é imunizar por 26.902 pessoas: 7.058 crianças de 6 meses a 2 anos; 11.808 crianças de 2 anos a 4 anos; 3.927 crianças de 5 anos; 3.529 gestantes e 580 puérperas.
A prioridade nesta fase é vacinar crianças de 6 meses até 5 anos e onze meses, gestantes, puérperas (mães de recém-nascidos de até 45 dias) e indígenas. A escolha, segundo o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade desses grupos.
A gripe, também chamada de influenza, é uma doença sazonal mais comum no inverno e que causa epidemias anuais. Em todo o Brasil, devido às diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade e em diferentes períodos.
DENGUE
Sobre a dengue, o balanço da semana confirmou 2.553 novos casos no Estado, contra 2.023 da semana anterior. Já as mortes confirmadas até o presente momento são três: uma em Cascavel e duas em Londrina. No entanto, há pelo menos mais um caso (em Cascavel) em que um teste rápido apontou a dengue como causa da morte de um homem, ocorrida no último domingo.