Câmara pode cassar três vereadores de uma vez só
Marechal Cândido Rondon, no Oeste paranaense, vive uma crise política sem precedentes em sua história. Durante sessão realizada na noite de ontem (8), a Câmara de Vereadores aprovou a abertura de investigação que poderá levar à cassação dos mandatos de três de seus 13 vereadores.
Foram aprovados os pedidos de investigação contra Adelar Neumann (DEM), Dorivaldo Kist (MDB) e Nilson Hachmann (PSC). Também havia um pedido contra Josoé Pedralli (MDB), mas este foi rejeitado.
Neumann foi preso em flagrante pelo Gaeco no dia 4 de fevereiro por suspeita de extorsão, concussão e tráfico de influência. Cumprindo prisão domiciliar, ele será investigado pela acusação de ficar com parte do salário de um servidor comissionado da Prefeitura.
Contra Kist também pesa a acusação de ficar com parte do salário de uma servidora da Prefeitura indicada por ele e que estaria devolvendo mensalmente R$ 1 mil.
Já Hachmann é suspeito de usar empresas em nome de terceiros, mas que seriam dele, para participar de licitações da Prefeitura, o que é proibido pela Constituição e pelo Código de Ética da Câmara.
Assim que for feita a notificação dos acusados, a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara terá 90 dias para investigar os casos e apresentar os relatórios finais. (Foto: Assessoria Câmara)