Cascavel: nova morte acende sinal de alerta para a dengue
Em nota emitida nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde informou que "para esta confirmação se faz necessária a análise de exames e prontuários, bem como investigação epidemiológica para descartar outros agravos e doenças", mas um teste rápido realizado no Hospital Universitário deu dengue hemorrágica como causa da morte de Luiz Francisco Kaczmarek, de 53 anos, ocorrida na madrugada de ontem.
Tomando como verdadeiro esse resultado, sobem para duas as mortes causadas em Cascavel no período de uma semana por essa que é apenas uma das doenças que têm o Aedes aegypti como agente transmissor - as outras são zica, chikungunya e febre amarela. Anteriormente já havia sido confirmada a morte de uma senhora de 80 anos.
Este cenário acendeu o sinal de alerta na administração municipal, que anunciou hoje um grande mutirão de limpeza da cidade como forma de conter os elevados índices de proliferação do mosquito, a ser desenvolvido entre quinta-feira e sábado desta semana. Os dados foram apresentados pelo prefeito Leonaldo Paranhos, pelo secretário de Saúde, Rubens Griep, e pela gerente regional da Sanepar, Rita Camana, além de outros profissionais ligados à Saúde e à Vigilância Sanitária.
Denominado Água Boa/Cidade Limpa, o mutirão terá o apoio do Exército e incluirá a distribuição de 60 mil sacos para lixo reciclável. O trabalho começará na quinta-feira (11) na região formada pelos bairros Alto Alegre, Parque Verde, Tropical, Coqueiral, FAG, Santa Cruz, Esmeralda, Santos Dumont, Guarujá, XIV de Novembro e Centro.
Na sexta-feira (12), o trabalho será desenvolvido no Brasmadeira, Interlagos, Cataratas, Morumbi, Periollo, Floresta (incluindo o conjunto Riviera), Brasília, Canadá, Country e Cancelli. E sábado (13), nos bairros Maria Luíza, Neva, Parque São Paulo, Santa Felicidade, Universitário, Cascavel Velho, Pacaembu e São Cristóvão, além da região do Lago Municipal.
Para a execução desse mutirão estão sendo envolvidas centenas de pessoas, além de caminhões para o transporte do lixo aos locais adequados. A população deverá colaborar limpando os quintais e depositando todo o lixo recolhido na calçada no dia da coleta.
CENÁRIO DA DENGUE
Do início do ano e até o último fim de semana foram notificados nada menos que 1.062 casos suspeitos de dengue em Cascavel - não há registros de zica, chikungunya ou febre amarela. Destes, 142 já foram confirmados e 206 descartados. Os outros 706 ainda estão no aguardo dos resultados dos exames laboratoriais.