A melhor Ceasa do Brasil
Último cascavelense nomeado para um cargo de ponta do Governo Ratinho Junior, Eder Bublitz está determinado a construir em Cascavel o que ele classifica como "a melhor Ceasa do Brasil". Tão determinado que retornou à cidade nesta sexta-feira (5) para discutir com o prefeito Leonaldo Paranhos a cessão, pelo Município, de uma área com pelo menos 60 mil metros quadrados para tornar o projeto viável. "A Ceasa atual abriga 18 empresas e pretendemos construir um espaço para 60 empresas, o que irá contribuir para fomentar o agronegócio e gerar emprego e renda", disse ele, estimando em cerca de R$ 20 milhões o valor a ser investido na construção da nova estrutura. Se ouvir possibilidade legal, Bublitz adiantou que tentará permutar com uma construtora a área atual, que tem 34 mil metros quadrados e está localizada em uma região nobre da cidade e avaliada em cerca de R$ 17 milhões.
Alarme falso?
As assessoras do gabinete de Roberto Parra ouvidas pelo Ministério Público negaram que estejam devolvendo parte de seus salários ao vereador. No entanto, a investigação continua e não deve ser concluída em menos de duas semanas, que é quando o próprio Parra deverá depor sobre o caso.
Bocasanta poupado
O discurso desmedido de Jorge Bocasanta durante a sessão que levou à cassação de Damasceno Junior não renderá a abertura de inquérito pela falta de fato concreto, segundo o Gaeco. Ele foi denunciado ao MP pelos também vereadores Fernando Hallberg e Fernando Sampaio por ter insinuado, na ocasião, que outros vereadores também confiscam parte dos salários de assessores.
Cassação aplaudida
O deputado estadual Marcio Pacheco, que já presidiu a Câmara de Cascavel, aplaudiu hoje a decisão pela cassação do mandato de Damasceno Junior. "Fizeram a coisa certa pela robustez das provas coletadas", disse ele, lamentando o ocorrido "porque na cabeça da população esse comportamento se estende para toda a classe política, o que não é verdade".
Homenagem
Um dos projetos incluídos na pauta da sessão de segunda-feira da Câmara faz uma homenagem postula ao ex-deputado Paulo Marques, falecido em dezembro passado. Seu nome será usado em um bem público a ser definido, conforme proposta conjunta de Gugu Bueno, Alécio Espínola e Josué de Souza.
Currículo
Paulo Marques começou sua carreira política como deputado estadual em Santa Catarina, e em Cascavel foi vereador e primeiro secretário municipal de Educação e Cultura (na administração Pedro Muffato) antes de virar deputado federal. Primeiro professor emérito da cidade, lecionou nos colégios Eleodoro Ébano Pereira e Wilson Joffre e também na Unioeste.
* Pílulas
* Engana-se quem pensa que a APP-Sindicato está dormindo em berço esplêndido diante da troca de governo no Paraná. * O presidente Hermes Leão anunciou hoje uma nova paralisação dos professores da rede estadual de ensino no dia 29 deste mês para cobrar o cumprimento das pautas da campanha salarial. * Também de Curitiba vem a informação de que Luiz Inácio Lula da Silva não abriu o bico durante o depoimento que deveria ter prestado hoje à Polícia Federal. * "Ninguém é obrigado a depor sobre um processo sigiloso, sobre documentos ocultos", justificou o advogado de defesa Cristiano Zanin Martins, sem revelar o assunto sobre o qual Lula foi questionado e não respondeu. * Pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela XP Investimentos mostra que a popularidade de Jair Bolsonaro segue em queda. * Sua aprovação, que era de 40% no fim de janeiro, caiu primeiro para 37% e agora para 35%. *Com convenção marcada para início de maio próximo, o PSDB paranaense se aproxima de um racha. * Valdir Rossoni anunciou hoje que pretende enfrentar o deputado estadual Paulo Litro na disputa pela presidência do partido. * A Copel já concluiu a centralização de todas as suas unidades de operações e serviços que ficavam no interior do Paraná. * As equipes agora trabalham concentradas no polo Smart Copel, construído no Bairro Novo Mundo, em Curitiba, e dotado e avançado sistema de tecnologia sobre geração e armazenamento de energia.