Acic Labs aproxima empresas de um admirável mundo novo
O escritor norte-americano Aldous Huxley conquistou um lugar na história ao escrever, em 1932, um livro que abalaria os alicerces de um mundo ainda traumatizado pelos devastadores efeitos do crash da Bolsa de Nova York. Um dos mais influentes títulos da literatura dispótica, Admirável Mundo Novo transportava o leitor para um cenário futurista que, além de fascínio, provoca dúvidas, receios e reflexões. Talvez essas sejam as primeiras sensações dos empresários que, a partir de agora, passam a frequentar o Acic Labs, aceleradora e hub de inovação que tem por missão aproximar empresas do pensar inovador e das oportunidades que esse novo mundo abre.
Em atividade há quase dois anos, o Acic Labs conta desde ontem (4), com um ambiente físico de mais de 150 metros quadrados cuidadosamente preparado e projetado para transportar seus frequentadores a uma viagem pelas possibilidades da disrupção, da mudança e do fazer diferente. A inauguração da aceleradora foi o auge do programa dos 59 anos da associação comercial, uma das mais antigas entidades empresariais do Paraná. "Os empresários, dos mais diversos portes e segmentos de atuação, encontrarão nesse espaço um novo mundo de oportunidades", diz o presidente da Acic, o engenheiro Edson José de Vasconcelos.
Construído em parceria com o Sicoob, o hub de inovação foi estruturado para receber hackathons (maratona de tecnologia), apresentação de startups (empresas inovadoras em fase inicial de atividades), palestras e outros eventos ligados à inovação. "A tecnologia está em todos os lugares e cria novas formas de consumir, de interagir e de prospectar", disse o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicapital, Guido Bresolin Júnior. "É uma satisfação enorme poder fazer parte e estar ao lado da associação comercial em um projeto que poderá abrir novas e numerosas portas às empresas associadas", ressaltou Guido.
CORAGEM
Um ato de visão, coragem e ousadia. Assim o gerente da regional Oeste do Sebrae, Augusto Stein, definiu o Acic Labs, uma estrutura que, mais uma vez, coloca a Associação Comercial e Industrial de Cascavel na vanguarda do agir associativista. "Essa é uma clara demonstração que o futuro já chegou, que precisamos rapidamente nos adaptar a um novo momento e compreender a função e o alcance dos novos ecossistemas gerados pela tecnologia". O diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, José Eduardo Bekin, falou das ações do Governo Ratinho Júnior para modernizar o Paraná. "Estamos em um processo de quebra de paradigmas, e mudar e inovar são o presente para conduzir a um futuro melhor. A Acic está de parabéns e seremos parceiros em tudo o que for preciso e possível fazer".
Filho de ex-presidente da Acic e atual diretor geral da Cohapar, Jorge Lange parabenizou a associação comercial pelos seus 59 anos e destacou a disposição da entidade de acompanhar o movimento do mundo. "O governo também inova ao enxugar gastos, ao buscar a eficiência de seus atos e ao empregar a tecnologia como ferramentas para avanços nas mais diversas áreas", disse.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Alberto Andrade, a Acic cria um ambiente com as condições ideais para as empresas entraram na era da disrupção. "Estamos em um novo momento, de tecnologias surpreendentes sim, mas também de expectativas, esperança e renovação na política", destacou o prefeito Leonaldo Paranhos.
DE OLHO NO FUTURO
A concepção do projeto do Acic Labs ocorreu durante a gestão do ex-presidente Alci Rotta Júnior. A proposta foi apresentada pelos diretores Siro Canabarro e Carlos Guedes e aprovada pela diretoria. Siro e Carlos acompanham dedicada e atentamente cada passo da aceleradora, que surge com a função de instigar os empresários a repensar seus negócios, a inovar e a navegar por um novo mundo, totalmente desconectado do convencional. A atmosfera gerada pela tecnologia e inovação é, além de fascinante, um ambiente fértil a novas e surpreendentes ideias e oportunidades. O design e o projeto do Acic Labs é assinado pela arquiteta Cristiane Rossini. (Foto: Assessoria Acic)