Aquém da expectativa
A emocionante festa de dirigentes, jogadores, comissão técnica e torcedores do FC Cascavel pela conquista de uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ao final do clássico histórico de domingo, no Estádio Olímpico, não é suficiente para aplacar a frustração da campanha do time no Campeonato Paranaense. A julgar pelo tamanho da folha salarial, nada menos que dez vezes maior que a do Cascavel CR e honrada "religiosamente" graças apoiadores como Havan, Coopavel, Eucatur e Itaipu Binacional, alguns deles atraídos pelo apoio do deputado Evandro Roman, o time tinha a obrigação de fazer uma campanha bem melhor. Que isso sirva de exemplo ao abnegado presidente Valdinei da Silva e demais membros da diretoria a fim de evitar a repetição do erro de transferir ao treinador a responsabilidade pela escolha dos atletas contratados, pois o futebol brasileiro está repleto de exemplos de que esse tipo de conduta é um verdadeiro gol contra.
Quando a língua vira...
Deu no que só Jorge Bocasanta não foi capaz de prever: determinados a não deixar por isso mesmo sua declaração de que "todos somos corruptos nesta casa", feita durante a sessão de votação da cassação de Damasceno Junior, dois de seus colegas de Câmara decidiram apelar ao Gaeco.
...chicote do coração
O pedido foi protocolado por Pedro Sampaio e Fernando Hallbert, que exigem que Bocasanta prove a prática do confisco de parte dos salários dos assessores de gabinete por outros vereadores, ou então venha a público e faça a devida retratação.
Só na sexta
O Legislativo cascavelense esteve desfalcado na sessão de hoje, fato que se repetirá na de amanhã. É que a posse da suplente Nadir Lovera, substituta do agora cassado Damasceno Junior, ocorrerá apenas na sexta-feira, às 17 horas. Até lá o gabinete permanecerá fechado.
Novo tempo
Ao comentar sobre a cassação de Damasceno Junior, o presidente Alécio Espínola disse hoje que o episódio servirá de lição para os atuais e futuros vereadores. "Vivemos um novo tempo, em que as pessoas almejam uma cidade melhor", disse ele, chamando atenção para o fato de que, antes de Damasceno, vários vereadores foram alvos de processos semelhantes, mas em nenhum dos casos a cassação de consumou.
Sujismundos
A empresa contratada pela Sanepar para limpar as margens do Rio Cascavel deverá levar dez dias para concluir a tarefa. No primeiro dia e pouco de trabalho foram coletadas nada menos que 28 toneladas de lixo. Tudo bem que a maior parte foi produzida pela própria natureza, mas um grande volume de lixo recolhido foi produzido pela própria população, que desrespeita a natureza sistematicamente e reclama quando ela se vinga.
Novo passo
Depois de ter sua admissibilidade aprovada pela CCJ, a PEC que revoga o inciso 5º do artigo 85 da Constituição do Estado e do Paraná e acaba com o pagamento de aposentadoria a ex-governadores deu hoje um novo passo com a definição dos integrantes da Comissão Especial encarregada da análise definitiva da matéria antes de ela ser submetida a votação. São eles: Cobra Repórter, Luiz Fernando Guerra, Tiago Amaral, Michele Caputo e Wilmar Reichembach. O benefício em questão está hoje em R$ 30.471,11.
* Pílulas
* A Escola Municipal Luis Carlos Ruaro, localizada no Jardim Gramado, vai passar por uma ampla reforma. * O investimento será de R$ 880 mil e a ordem de serviço será assinada nesta terça-feira pelo prefeito Leonaldo Paranhos e pela secretária de Educação, Márcia Baldini. * O vereador Fernando Hallberg entrou com medida cautelar junto ao Tribunal de Contas para anular a nomeação de Adelino Ribeiro como secretário de Obras de Cascavel. * O pedido se baseia na Lei de Responsabilidade Fiscal e está relacionado ao fato de o Município estar com o limite prudencial extrapolado. * Na sessão de hoje, a Câmara de Cascavel rejeitou o parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação ao projeto instituindo a gratuidade no transporte coletivo urbano aos pacientes em tratamento contra o câncer. * Sob a presidência do deputado cascavelense Coronel Lee, a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa debateu nesta segunda-feira com o secretário Luiz Felipe Carbonell o alto índice de roubos no Porto de Paranaguá. * Ficou definido que as polícias Civil e Militar farão ações mais frequentes e que os caminhões terão que contar com dispositivos que dificultem o desvio de cargas. * O deputado federal paranaense Rubens Bueno está muito preocupado com a série de desencontros verificados no Ministério da Educação. * "O MEC virou o Ministério da Esculhambação", disse ele nesta segunda-feira, referindo-se a uma série de medicas e contramedidas e 16 exonerações em postos do primeiro escalão. * O Ministério Público Federal hoje que o ex-presidente Michel Temer, o ex-ministro Moreira Franco e mais seis acusados na Operação Descontaminação sejam presos novamente.