Faep e sindicados ajudam agricultores a declarar o IR
Os produtores rurais precisam ficar atentos aos detalhes na hora de preencher a declaração de Imposto de Renda 2019. Algumas recentes mudanças, como a obrigatoriedade do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural), levantaram dúvidas sobre o que deve ser feito e o que está incluso nas novas regras.
Por conta disso, e para manter os colaboradores dos sindicatos rurais atualizados a fim de auxiliar os produtores rurais, a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) promoveu um completo treinamento em Imposto de Renda em Curitiba.
O curso foi dividido em três módulos para atender os diferentes níveis de conhecimento dos participantes, com turmas nos níveis Básico, Avançado I e Avançado II. A formação básica destinada a quem possuía pouco conhecimento sobre o tema, com carga-horária de 16 horas, atendeu 17 participantes de 11 sindicatos rurais. O Avançado I, considerado um módulo intermediário também com 16 horas, formou 16 participantes de 13 entidades. A proposta foi atender os colaboradores que já fizeram declarações, mas que ainda não têm completo domínio do assunto.
Já o módulo Avançado II, com oito horas, teve duas turmas e capacitou 26 participantes de 18 sindicatos rurais. Nesta etapa, os participantes puderam se aprofundar no tema e ter acesso a conteúdos mais específicos. No total, o curso capacitou 61 colaboradores de 43 sindicatos rurais de todo o Paraná.
Para o instrutor Valdecir Mokwa, responsável por ministrar o curso, é importante que o produtor rural receba as orientações adequadas sobre como fazer a declaração de Imposto de Renda e, para isso, os profissionais dos sindicatos precisam estar bem capacitados. "Nós temos situações específicas da atividade rural. Nesses treinamentos, demos ênfase na questão do Livro Caixa da Atividade Rural e, especialmente para o ano de 2020, mas que já está em vigor em 2019, o Livro Caixa Digital, que traz uma série de novidades e obrigações que o produtor estará sujeito em relação à gestão da sua propriedade", exemplifica.
Com a formação, os colaboradores dos sindicatos rurais poderão orientar os produtores sobre essa novidade, que inclui regras referentes à movimentação financeira da propriedade e administração dos pagamentos e receitas. Ainda em relação à declaração de Imposto de renda, Mokwa alerta que, independente das mudanças, o produtor precisa ficar atento durante o ano todo. "Tudo o que foi feito no ano será utilizado no momento da declaração", destaca. (Foto: Faep)