Paraguaios vão às urnas hoje para eleger seu novo presidente
Está aberta desde as 7h da manhã de Assunção (8h de Brasília) a votação para que os paraguaios escolham de forma democrática o sucessor de Horacio Cartes na presidência do Paraguai. Ao todo, 4,2 milhões de cidadãos de um total de aproximadamente 7 milhões de habitantes estão convocados a votar nesta que é a primeira eleição bilíngue da história do país - as cédulas foram impressas em espanhol e guarani.
O candidato de direita Mario Abdo Benítez, do governista Partido Colorado, é apontado como favorito nas pesquisas para vencer o pleito e governar o Paraguai pelos próximos cinco anos. Ele é vinculado à família do ex-ditador Alfredo Stroessner.
Seu principal adversário é o candidato liberal Efraín Alegre, apoiado por uma coalizão de centro-esquerda da qual participa o ex-bispo e ex-presidente Fernando Lugo. Há ainda outros oito concorrentes, que aparecem muito atrás nas pesquisas.
Além do presidente, os paraguaios estão indo às urnas para eleger o novo Congresso Nacional e os novos governadores dos 17 departamentos (estados) do país.