Conduta de piá pançudo
Do nada polido vice-presidente Hamilton Mourão, quem diria, veio a definição mais lúcida para o momento político vivido pelo Brasil. "Parece briga de rua. {...} O momento é de clareza, paciência e determinação", disse o general ao comentar o agravamento da crise política às vésperas do início da apreciação, pelo Congresso Nacional, das mudanças na Previdência e de outras reformas necessárias para recolocar o País nos trilhos do desenvolvimento após o "descarrilamento" econômico e moral que levou dois ex-presidentes à prisão, algo inimaginável até o advento da Operação Lava Jato. A lucidez imprescindível para a superação deste momento difícil deu lugar ao uso desenfreado das redes sociais e da chamada grande imprensa (tanto a aliada quanto a oposicionista) como terrenos para disputas mesquinhas e características do que o senso comum define como briga de piás pançudos. Ou nossos políticos deixam de se comportar como garotos mimados, ou inscreverão seus nomes na História como protagonistas de mais uma era de atraso - coisa que, convenhamos, o País não merece.
De partida
Considerando que não haja nenhuma surpresa de última hora, a sessão desta terça-feira (26) marcará a despedida de Damasceno Junior da Câmara de Cascavel e, muito provavelmente, de sua curta e turbulenta carreira política. É que o presidente Alécio Espínola marcou para quinta-feira, às 9 horas, a sessão que julgará o parecer da Comissão de Ética pela cassação de seu mandato.
Segurança
No melhor estilo "um homem prevenido vale por dois", Espínola também determinou providências para assegurar que a sessão de quinta transcorra na mais absoluta normalidade. Profissionais de segurança serão contratados para "peneirar" as pessoas que forem acompanhar o julgamento a fim de evitar tumulto.
Caixa 2 I
Diante da denúncia de que parte do dinheiro devolvido por servidores de seu gabinete foi usada para financiar a campanha de Damasceno Junior a deputado estadual, o vereador poderá responder a outro processo na Justiça Eleitoral por caixa 2, agora por crime eleitoral.
Caixa 2 II
A propósito, esse foi o crime mais investigado pela Polícia Federal nas eleições do ano passado no Brasil inteiro. Ao todo, a PF abriu 1.188 investigações sobre esse tipo de delito, o correspondente a 42% do total de apurações. Em relação às eleições de 2014 houve um aumento de nada menos que 150%. Já a compra de votos, muito comum no passado, representou uma fatia bem menor, pois totalizou 354 casos.
Nova roupagem
O PPS vai deixar de figurar na salada mista de siglas partidárias existentes no País. Presidido no Paraná pelo deputado federal Rubens Bueno, ele passará a se chamar Cidadania conforme decisão tomada durante o congresso nacional realizado no último fim de semana, em Brasília.
* Pílulas
* Rodrigo Mesquita, 45 anos, médico concursado da Prefeitura de Cascavel desde 2012, foi encontrado morto em seu apartamento, no centro da cidade, na manhã desta segunda-feira. * Também hoje faleceu Maria Olivia Samek, esposa do ex-diretor da Itaipu Jorge Samek e que lutava contra um câncer de mama desde 2002. * A Unioeste publicou edital oficializando a alteração da data da prova escrita do concurso para agentes universitários do HU, que vai acontecer agora no próximo dia 31, a partir das 13h30. * As aulas estão suspensas a partir de hoje nas escolas municipais Duque de Caxias e Josinete Holler Alves dos Santos, de Foz do Iguaçu. A determinação foi da Justiça diante dos riscos que os dois prédios oferecem a estudantes e professores. * Na sessão desta segunda-feira, a Câmara de Cascavel aprovou a outorga da Medalha de Honra ao Mérito Darci Israel a Xico Tebaldi e Jurandi Barroso da Silva. * A CCJ da Câmara Federal, presidida pelo deputado paranaense Felipe Francischini, marcou para amanhã o início do debate da proposta de reforma da Previdência Social.