Evento da OAB aprimora conhecimento de advogadas
Duas palestras foram realizadas na noite desta sexta-feira (22), na sede da OAB-Cascavel, e reuniram dezenas de advogadas. As explanações serviram para provocar a reflexão das profissionais de Direito sobre temas que estão em plena ebulição: a reforma previdenciária e o projeto de lei anticrime.
O primeiro assunto foi tratado pela doutora Kely Cristina Silva, pós-graduada em Direito do Trabalho (Regime Próprio e Regime Geral) e vinda de Florianópolois (SC). A outra palestra foi da doutora Thaise Mattar Assad, advogada criminalista e professora universitária em Curitiba. A iniciativa foi da Comissão da Mulher Advogada, em alusão ao Mês da Mulher.
De acordo com Kely, o modelo atual de reforma da Previdência discutido pelo Congresso Nacional trará um impacto significativo sobre as pessoas. "É preciso assegurar mecanismos que evitem que essa proposta prejudique os segurados da Previdência Social e a população de um modo em geral", lembra. Segundo ela, no momento em que o assunto é levado a debate no Senado e na Câmara, "a população pode e deve intervir junto aos seus representantes".
Já Thaise destacou as mudanças penais e processuais penais embutidas no projeto de lei anticrime. "Por ser tão polêmico, a academia deveria ter sido chamada para opinar, já que sequer audiências públicas foram realizadas. Há acertos e erros, porém deficiências técnicas. No País, há criminalistas renomados que poderiam contribuir e muito com essa discussão", afirmou.
Já Ana Karyne Turbay Palodetto, delegada da 15ª SDP, presente ao encontro na condição de debatedora, destacou a importância do evento. "Há pontos positivos e negativos e o que vale é que as diferenças enriquecem o debate. Sobre o Projeto de Lei, em alguns pontos discordo, mas, em outros, concordo, porque há um grande avanço no processo de investigação contra organizações criminosas", disse. (Foto: Assessoria)