Rede Beal, uma empresa familiar que deu muito certo
Beal é um nome próprio masculino de origem francesa que significa bonito na tradução literal para o português. Pois bonito (e põe bonito nisso!) também é o desempenho empresarial de uma pioneira e tradicional família cascavelense que tem justamente esse sobrenome.
A Companhia Beal de Alimentos, nascida nos idos de 1972 no Bairro São Cristóvão e cuja fase de prosperidade teve início em 1976 nas proximidades da Fecivel (hoje Unioeste) com o nome fantasia de Mercado Vitória, cresceu tanto que encerrou 2018 com 16 lojas (cinco em Cascavel, dez em Curitiba e uma em Pinhais) e já programou para julho próximo a inauguração da 17ª, no ParkShoppingBarigüi, também na Capital.
Foram abertas dez novas lojas com a bandeira Super Festval somente no ano passado, consolidando a rede nascida em Cascavel como a quarta maior do Paraná no ramo supermercadista, conforme o ranking Apras de 2018.
DE PAI PARA FILHO
A rede Beal/Festval é um exemplo de empresa familiar que deu certo, algo não muito comum no Brasil. Tudo começou com Severino Beal e Lídia Sarolli Beal, mas há décadas o grupo é tocado pelos cinco filhos do casal, dois dos quais (Carlos e Paulo) tiveram rápida passagem pela política cascavelense cumprindo mandatos na Câmara de Vereadores.
Carlos (foto), que chegou a ser assediado por vários partidos para ser candidato a prefeito de Cascavel, hoje é um dos empresários mais respeitados de Curitiba, para onde se mudou com o irmão Wilson com a aquisição, em 2003, da Rede Festval. Ele abdicou da política, como o irmão Paulo (que há poucos meses também migrou para a capital do Estado), para cuidar dos negócios da família - em Cascavel permanecem apenas Rubens e Flávio.
NOVA LOJA
Sobre a nova loja, quem fala é Fabiano Szpyra, gerente de Marketing do Festval/Beal. "O varejo precisa estar cada vez mais presente do dia a dia do consumidor. Por isso, decidimos ir para dentro de um shopping e sabemos que teremos que entregar uma experiência diferente ao consumidor. Já estamos em busca de diferenciais exclusivos para esse novo segmento", adianta.
Ela foi convidada a se instalar no espaço ocupado até o final do ano passado pela FNAC. "Nossos clientes não querem sair do PKB, querem resolver tudo aqui dentro. Escolhemos o Festval pela afinidade do público consumidor. Atendemos no mesmo segmento, sempre com foco na qualidade oferecida ao cliente!", explica a gerente de Marketing do ParkShoppingBarigüi, Silvia Pires Omairy. (Foto: Mariana Barcellos/revista Viver)