Uopeccan vai contar com Unidade de Transplantes
Depois de ser habilitada para o transplante de órgãos, a Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer) prepara-se para um inédito projeto de expansão em Cascavel e em todo o Estado do Paraná. Trata-se da construção da Central de Transplantes, cujo projeto foi apresentado pela diretoria do hospital na manhã desta sexta-feira (22) para um grupo de líderes políticos da cidade, dentre eles o deputado Marcio Pacheco, que prontamente abraçou a ideia.
Pacheco foi recepcionado pelo presidente da Uopeccan, Nestor Furlan, o ex-presidente Ciro Kreuz e o diretor administrativo Luciano Maldonado. A reunião também contou com a presença do deputado estadual Coronel Lee e do suplente de senador Vilson Basso.
A reunião foi organizada com o objetivo de apresentar o projeto de ampliação da estrutura de Cascavel, onde será criada a Central de Transplantes em quatro modalidades: fígado, pâncreas, rim e medula óssea. O projeto já está em andamento e terá um espaço de aproximadamente 2.400m².
O prédio permitirá a ampliação do número de atendimentos do hospital e contará com consultórios, leitos e áreas assistenciais. Para Pacheco, a construção da Central será um grande avanço e irá exigir a soma de esforços da classe política e da comunidade em geral em favor do projeto.
"Unidos somos maiores. Vamos buscar a integração dessas forças porque se trata de um projeto grande e possível de ser realizado. É uma obra que beneficiará muitas pessoas", afirmou. O presidente da Uopeccan, Leopoldo Nestor Furlan, endossou as palavras do deputado. "Cada um, desenvolvendo a sua atividade, podemos somar forças e chegar ao nosso objetivo", disse.
A primeira fase do projeto, que diz respeito à construção civil, seria um investimento entre 5 a 8 milhões de reais. O próximo passo é levar o projeto para o conhecimento dos governos federal e estadual a fim de alocação de recursos financeiros e também a apresentação de emendas parlamentares ou de bancadas. Atualmente, a instituição, incluindo a unidade de Umuarama, atende diariamente 1.300 pessoas. (Foto: Assessoria)