Fumacê na região do Bairro Alto Alegre vai durar 40 dias
Com oito casos confirmados de dengue apenas na semana passada e muitos outros aguardando análise laboratorial, o Alto Alegre é o bairro que centraliza a região de Cascavel onde há a necessidade de ações mais efetivas para conter a propagação da doença, causada pelo Aedes aegyti.
Por conta disso, a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental deu início nesta quinta-feira (21) à pulverização com UBV (Ultra Baixo Volume), mais avançado recurso emergencial de combate à proliferação do agente transmissor da doença.
O popular fumacê está sendo feito com uma caminhonete da Secretaria de Estado da Saúde, especialmente equipada para esse tipo de trabalho e só liberada em situações em que as demais ações não foram suficientes para manter os índices de infestação em patamares aceitáveis.
As aplicações serão feitas por 40 dias em dois períodos diários (das 5 às 10 da manhã e das 5 da tarde às 10 da noite) e abrangerão um total de 233 quarteirões não só do Alto Alegre, mas também do Palmeiras, do Santo Onofre e do Aclimação.
"Reforçamos que o fumacê será somente nestas localidades. A autorização é feita pela Sesa, com base no LirAa, número de casos notificados e casos confirmados", afirma a diretora da Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi.
De acordo com ela, como o uso do fumacê elimina o mosquito, mas não o criadouro, a população precisa continuar tomando os cuidados habituais.
Para melhor efeito do fumacê, os moradores devem abrir portas e janelas quando a caminhonete estiver passando. Como forma de proteção, devem recolher os animais antes da aplicação, cobrir gaiolas, proteger alimentos, tampar caixas de água e proteger pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios.