Cascavel criará comitê para garantir água de qualidade
Reunião multidisciplinar convocada pelo prefeito Leonaldo Paranhos e pelo presidente da Sanepar, Claudio Stabile, definiu ações concretas para garantir a qualidade da água e, com isso, combater o surto de diarreia que castiga a população de Cascavel há algumas semanas.
O problema terá o acompanhamento de um Comitê Permanente formado por representantes das secretarias municipal de Saúde, de Agricultura e de Meio Ambiente, 10ª Regional de Saúde, IAP, Sanepar, Emater e Itaipu Binacional. O primeiro encontro deve ocorrer ainda esta semana.
"Nossa intenção é desencadear uma força-tarefa nos próximos dias para iniciar o acompanhamento da qualidade dos mananciais. Vamos fazer um mutirão de limpeza de rios e fontes e conscientizar a população sobre o papel de todos nesta tarefa. Nossos rios estão com taxas de contaminação acima do tolerável, pois vivemos numa região agrícola, então vamos fazer um decreto que autorize a limpeza em terrenos particulares e curvas de nível, mas vamos alterar a legislação também para multar aqueles que provocam poluição, pois não podemos mais brincar com este tema", detalhou Paranhos.
A ação contará com apoio do Estado, segundo Stabile, que garantiu a qualidade da água fornecida pela Sanepar. "Estamos mantendo o monitoramento permanente. Ela é boa, é potável", disse ele, acrescentando que um plano de ação imediata será discutido em reunião com o governador Ratinho Júnior e secretários estaduais ainda nesta semana. "Vamos ajudar e auxiliar no que for preciso", enfatizou, chamando atenção para a necessidade de mobilizar a comunidade no sentido de ter consciência para somar forças e trabalhar na preservação não apenas em momentos de crise, mas de forma permanente. (Foto: Secom)