Adelino de pé na patrola
Feito um patroleiro das antigas, Adelino Ribeiro chegou ao Paço Municipal antes de Leonaldo Paranhos hoje, dia em que assumiu como novo secretário de Obras de Cascavel. Eram aproximadamente 7h30 quando ele acessou o prédio pelos fundos e subiu diretamente ao terceiro piso para ser apresentado de forma oficial em reunião do secretariado. O prefeito chegou cerca de 40 minutos mais tarde e ficou reunido com o primeiro escalão até passado das 10h. "Sou do tipo que levanta cedo e não tem medo do trabalho", disse Adelino, que hoje mesmo iniciou uma conversa olho no olho com cada servidor da Sesop. "Vamos ouvir todo mundo e em uma semana ou duas já saberemos quem se adéqua e quem não se adéqua ao nosso ritmo de trabalho", comentou ele no início da tarde, deixando claro que pretende indicar alguns nomes de sua estrita confiança, mas que "isso não poderá ser feito de hoje para amanhã porque o limite prudencial está lá em cima".
Um ano e pouco
O retorno de Adelino ao Executivo - foi secretário de Ação Comunitária de Edgar Bueno por quase dois anos - ocorre com prazo de validade. "Fico até abril do ano que vem", confirmou, deixando claro que sairá da administração quando esse tempo chegar para se colocar à disposição de seu partido, o PRP, para uma eventual candidatura a prefeito a fim de não deixar os candidatos a vereador com o pincel na mão já que coligações proporcionais não existirão mais a partir de 2020.
Pacificação
Ainda sobre o horizonte político, Adelino confidenciou que a partir de agora se empenhará ainda mais em pacificar as relações entre o prefeito Leonaldo Paranhos e o deputado federal Evandro Roman. "Já tentei isso algumas vezes e não fui bem sucedido, mas agora vou me dedicar a organizar talvez um café da manhã para que os dois fumem o cachimbo da paz, o que será bom para ambos e, principalmente, para Cascavel", afirmou. Não vai ser fácil!
Paranhos confiante
A conquista de Adelino para sua equipe deixou Paranhos confiante de que a Sesop vai entrar nos eixos e cumprir um papel importante na administração. Reconhecendo que "há grandes desafios pela frente", o prefeito disse que o ex-deputado "é um homem do povo e lá {na secretaria) estará cercado de técnicos com vasta experiência e conhecimento para dar suporte a todas as ações, que serão intensificadas ainda mais a partir de agora".
Boa iniciativa
Dentre os projetos aprovados na sessão desta segunda-feira (18) da Câmara de Cascavel, está um de autoria do vereador Jorge Bocasanta dando preferência de matrícula nas escolas da rede municipal aos filhos de mulheres vítimas de violência doméstica. Para se ter uma ideia do alcance disso, só nos últimos dois anos foram instaurados na cidade cerca de 1.500 inquéritos policiais relativos a casos desse tipo. Isso vai evitar que muitas crianças sejam duplamente penalizadas pela irresponsabilidade de pais trogloditas.
Outros projetos
Também em primeira discussão, foram aprovados hoje projetos de Alécio Espínola incluindo o projeto Olhar Down no calendário oficial do Município, de Paulo Porto e Celso Dal Molin criando o Conselho Municipal de Recursos Hídricos e de Mauro Seibert e Serginho Ribeiro declarando como entidades de utilidade pública a Associação dos Agricultores Familiares e o Centro Integrado de Artes Marciais.
Amop
Prefeitos do Oeste paranaense se reúnem na manhã desta terça-feira (19), em Cascavel, para a assinatura do termo de adesão ao projeto Rondon e a entrega de certificados aos finalistas do Prêmio Prefeito Sebrae Empreendedor. A reunião está programada para as 9h30, na sede da Amop.
Finalistas
Leonaldo Paranhos (Cascavel), Chico Brasileiro (Foz), Heraldo Trento (Guaíra), Haroldo Duarte (Ubiratã), Evandro Grade (Santa Helena), Altair de Pádua (Terra Roxa), Ailton Caiero (Tupãssi), João Laufer (Quatro Pontes), Jucenir Stentzler (Palotina), Cleci Rambo Loffi (Mercedes), Ricardo Endrigo (Medianeira) e Marcio Rauber (Marechal Rondon) são os prefeitos finalistas do prêmio ofertado pelo Sebrae aos administradores que desenvolvem as melhores práticas no campo da inovação de políticas públicas.
* Pílulas
* Sai na quinta-feira (21) o parecer da Comissão de Ética sobre o processo que poderá levar à cassação do mandato de Damasceno Junior. * Nos bastidores, a aposta é de que, se não renunciar antes, o vereador terá o mandato cassado por decisão unânime de seus pares. * Edital publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União abre mais uma rodada de concessão à iniciativa privada de aeroportos administrados pela Infraero. * Dele fazem parte três aeroportos do Paraná: os de Foz do Iguaçu, Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina. * A deputada Leandre Dal Ponte propôs hoje à mesa diretiva a criação, na Assembleia Legislativa do Paraná, de uma Procuradoria da Mulher. * "Todas as iniciativas em benefício das mulheres devem ser consideradas e levadas em frente sempre que possível", disse o presidente Ademar Traiano, dando a entender que acatará a sugestão. * Por meio de uma calculadora criada pelo Dieese, o trabalhador brasileiro poderá calcular a própria aposentadoria frente à reforma previdenciária proposta pelo governo. * Segundo o órgão, do jeito que está posta. a reforma não só retarda o início do benefício, como reduz o seu valor. Clique aqui e calcule sua aposentadoria