Uma notícia a ser comemorada
O emprego de apaniguados dos governantes de plantão, quase sempre pessoas despreparadas para o exercício das funções para as quais eram nomeadas, fez o funcionalismo crescer de tal forma nas últimas décadas que hoje o poder público mal arrecada para bancar a folha. Há tempos, para perplexidade do contribuinte pagador dessa conta, é comum ver servidores acotovelando-se em obras e serviços públicos, quando não um trabalhando e dois fiscalizando. Mas é possível prever que as coisas vão começar mudar, a se tomar como verdadeira uma declaração feita nesta sexta-feira pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Ao discorrer sobre a reforma da Previdência, disse ele que o Governo Bolsonaro não pretende realizar concursos públicos, mesmo diante da perspectiva de aposentadoria de 40% a 50% do funcionalismo federal nos próximos anos. "Vamos investir na digitalização", disse ele. Possível é. Basta se inspirar na iniciativa privada.
Corruptos...
Partiu do procurador Deltan Dallagnol, um dos principais personagens da Lava Jato, a declaração mais emblemática e preocupante sobre a decisão do STF de atribuir à Justiça Eleitoral, e não à Federal, os processos relativos aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro quando relacionados ao famigerado caixa dois.
...em festa
"Começou a se fechar a janela de combate à corrupção política que se abriu há cinco anos, no início da Lava Jato", escreveu ele nas redes sociais. "[A decisão] ameaça seriamente os processos já em curso, com risco real de impunidade, além de prejudicar o desenvolvimento de novos casos anticorrupção", acrescentou Dallagnol.
Pegou mal
Como em todo resto do Paraná, em Cascavel foi muito ruim a repercussão do fato de Flávio Arns não ter concordado em assinar a CPI destinada a investigar o Poder Judiciário. E nem poderia ser diferente, pois ele obteve aqui nada menos que 77.037 votos na eleição de outubro passado para o Senado, mais que dobrando o desempenho do antes imbatível Roberto Requião, que foi votado por 32.297 cascavelenses.
Nada a ver
É recomendável, no entanto, que nenhum cascavelense ouse fazer a atitude de Arns respingar no suplente Vilson Basso, que é um dos líderes mais promissores da cidade e, com certeza, não foi ouvido pelo senador para a tomada desta infeliz decisão.
Vai "pular"
Uma declaração dada por ninguém menos que o presidente da Câmara indica que são realmente remotas as chances de o vereador Damasceno Junior não vir a ter o seu mandato cassado. "Os fatos são terríveis e esta Presidência não vai passar a mão na cabeça de ninguém", declarou Alécio Espínola nesta sexta-feira. A ideia, segundo ele, é votar o relatório da Comissão de Ética na última semana deste mês.
Visita adiada
Uma convocação de última hora para integrar a etapa de descentralização do governo estadual que está sendo desenvolvida neste fim de semana em Umuarama fez com que o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, suspendesse a agenda que cumpriria na noite desta sexta-feira, em Cascavel. Diante disso, o Bate Papo Agronômico que estava programado para as 19 horas, na sede da Areac, será remarcado para outra data.
* Pílulas
* A Secretaria de Estado da Educação já desenvolve ações com vistas à retomada da instalação de um Colégio Militar em Cascavel, abandonada pelo Governo Cida Borghetti. * Segundo o deputado Evandro Roman, principal mentor do projeto, é bem provável que os primeiros alunos sejam selecionados com um vestibular já no meio deste ano. * Ainda neste primeiro semestre, policiais militares da reserva vão começar a cuidar da segurança das primeiras 60 escolas da rede estadual de ensino do Paraná. * No entanto, para que essa bandeira de campanha de Ratinho Junior seja inteiramente desfraldada ainda ficará faltando muito, pois o Estado possui um total de 2.143 escolas. * Pesquisa divulgada hoje pelo IBGE mostra que a produção industrial do Paraná cresceu 8,1% em janeiro deste ano, no comparativo com igual mês do ano passado. * Foi o melhor resultado do País, seguido de perto apenas por Goiás (5,8%) e Rio Grande do Sul (5,7%). Na sequência apareceram Minas Gerais e Santa Catarina, ambos com 1,2%. * O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, jornalista Nilton Bobato, não tem pressa em escolher seu novo partido. * Ele se desfiliou nesta semana do PCdoB, agremiação partidária na qual militou por 27 anos, para respirar novos ares.