Fundo especial pode resolver a vida de produtores endividados
O subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Miranda, sugeriu à Frente Parlamentar da Agropecuária a criação de um fundo para resolver o problema do endividamento dos produtores rurais.
Pela proposta, o produtor endividado teria acesso a um fundo com mais de R$ 30 bilhões, ou seja, 10% do valor total da dívida dos agricultores brasileiros, que não conseguem recursos do BNDES por estarem inadimplentes. O fundo sugerido seria composto em parte pelo produtor, outra pelo tomador do débito do produtor e também pelo próprio BNDES.
Para o vice-presidente da FPA, deputado paranaense Sérgio Souza, o setor agrícola tem dívidas localizadas que não foram contraídas por má vontade dos produtores ou por inadimplência voluntária. "Essa inadimplência vem sendo causada por diversos fatores como, por exemplo: crise econômica, frustração de safra, intempéries climáticos, problema de exportação e de mercado interno e ausência de seguros", esclareceu o parlamentar.
Souza diz que a proposta do subsecretário é ainda embrionária e que os membros da FPA formaram uma comissão para analisar o assunto. A ideia é trabalhar em conjunto com os ministérios da Economia e da Agricultura para, na próxima semana, ser apresentado algo de forma mais concreta ao produtor rural. (Foto: Assessoria)