Carteira de Saúde ampliará inclusão social de deficientes
Com a aprovação do Projeto de Lei 166/2018 nesta terça-feira (12), fica instituída em Cascavel a Carteira de Saúde para pessoas com deficiência. Pela proposta, encaminhada pela prefeitura, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
No que diz respeito às questões de saúde, a pessoa com deficiência de caráter permanente necessita constantemente atualizar seus laudos médicos, o que lhe causa transtornos, pois há carência de médicos especialistas e muitas vezes filas nas unidades de atendimento.
De acordo com a justificativa do projeto, a ação resolve uma questão importante, uma vez que "as pessoas com deficiência sempre estiveram alijadas dos espaços decisórios, assim como até hoje pouco tem usufruído dos ganhos decorrentes do desenvolvimento social. Seja por preconceito, discriminação, estigma, a verdade é que a pessoa com deficiência até hoje é tratada como alguém inferior, sem direito a exercer direitos de cidadania em igualdade de condições com as demais pessoas".
Para os vereadores, que aprovaram a proposta de forma unânime, a Carteira de Saúde vai promover a maior inclusão social e menos desperdício de tempo na renovação do laudo permanente, o que permitirá a essas pessoas a participação da construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária, em igualdade de condições com os demais cidadãos. (Foto: Flávio Ulsenheimer)