Unioeste aprofunda estudos sobre desenvolvimento regional
O Núcleo de Desenvolvimento Regional e os programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e em Economia e o Colegiado de Economia da Unioeste iniciam nesta segunda-feira (11) a Escola de Altos Estudos em Desenvolvimento Regional.
O objetivo é trazer pesquisadores nacionais e estrangeiros de renome nas suas áreas de atuação para falar sobre as pesquisa e os avanços mais recentes na área de desenvolvimento regional e territorial.
O professor Andre Joyal, da Université du Quebec, abrirá entre hoje e sexta-feira as atividades do ano letivo. Ele falará aos discentes da pós-graduação e da graduação, bem como ao público em geral que quiser prestigiar o evento.
Hoje e amanhã, a partir das 14h, Joyal falará sobre os avanços recentes na teoria do desenvolvimento territorial no auditório do campus de Toledo. Na quarta (13) ele falara aos discentes da graduação sobre o tema "Política regional no Brasil e no Quebec: similaridades e diferenças". Na quinta (*14) visitara á reitoria e o campus de Cascavel, onde cumprirá atividades programadas pela Assessoria de Relações Internacionais. E na sexta (15), às 19h, Joyal falará aos discentes do Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Fundação Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu.
Segundo o coordenador do Núcleo, professor Jandir Ferrera de Lima, a Escola de Altos Estudos trará outros pesquisadores ao longo de 2019 para compartilhar seus conhecimentos com acadêmicos, docentes e a comunidade em geral. A próxima conferencista já está definida: Genevieve Lessard, professora da Université Laval.
REFERÊNCIA|
Vale lembrar que, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, em 2003, e do Núcleo de Desenvolvimento Regional, em 2014, o campus de Toledo da Unioeste se firmou como centro de referência em estudos do desenvolvimento regional. A produção científica, a formação com ênfase em agronegócio e desenvolvimento regional na graduação em Ciências Econômicas, o mestrado em Economia com linha de pesquisa em Economia do Desenvolvimento Regional, a revista GEPEC e os grupos de pesquisa capitaneados pelos docentes do colegiado de Economia e do PGDRA e PGE reafirmam a expertise em pesquisa, extensão e inovação para o desenvolvimento das regiões e territórios construída no Oeste do Paraná.