Professor da Unioeste integra conselho nomeado por Moro
Pery Francisco Assis Shikida, professor do curso de Economia do campus de Toledo e também assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, é um dos nomeados pelo ministro Sergio Moro como membros do CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária).
Shikida também recebeu uma carta de Moro em agradecimento por ter se disponibilizado a compor o referido, com mandato de dois anos, e com as primeiras informações acerca da competência do órgão, criado com base no art. 64 Lei de Execução Penal.
O CNPCP é integrado por 13 membros titulares e 13 suplentes, dentre renomados profissionais da área do Direito Penal, Processual Penal, Penitenciário e Ciências correlatas, bem como por representantes da academia e de ministérios afins.
Como membro do conselheiro, o professor Shikida terá que contribuir na proposição de diretrizes da política criminal quanto à prevenção do delito, administração da Justiça Criminal e execução das penas e das medidas de segurança; na elaboração de planos nacionais de desenvolvimento, sugerindo as metas e prioridades da política criminal e penitenciária; na promoção a avaliação periódica do sistema criminal para a sua adequação às necessidades do País; no estímulo e promoção da pesquisa criminológica; na elaboração do programa nacional penitenciário de formação e aperfeiçoamento do servidor; no estabelecimento de regras sobre a arquitetura e construção de estabelecimentos penais e casas de albergados; no estabelecimento de critérios para a elaboração da estatística criminal; e na representação à autoridade competente para a interdição, no todo ou em parte, de estabelecimento penal.
Pós-doutor em Economia, Shikida é pioneiro no estudo da economia do crime no Brasil, tendo como base o uso de dados primários obtidos junto aos presos em estabelecimentos penais. Ele pesquisa o assunto há 20 anos e em 2018 lançou o livro "Memórias de um pesquisador no cárcere".
COROAÇÃO
"Esta nomeação coroa uma carreira de 20 anos em economia do crime e dentro de estabelecimentos prisionais, coroa uma área do direito e economia conhecida como Law and Economics, coroa a Unioeste, que se projeta nacionalmente, mas respaldada pela meritocracia. Em suma, é uma honra enorme, ao mesmo tempo em que os desafios são exponenciais", comemorou Pery Francisco Assis Shikida. "Continuarei sendo a mesma pessoa simples que sempre fui, só que terei que usar uma vez por mês terno nas reuniões no Ministério da Justiça", completou. (Foto: Assessoria Unioeste)